Tags

O presidente Cláudio Sorocaba (PL) e membros da Comissão de Segurança Pública da Câmara acompanharam, na manhã desta sexta-feira, 28, o anúncio das obras da nova base da Guarda Civil Municipal (GCM) no bairro Wanel Ville. O prédio, que será construído na Avenida Elias Maluf por meio de parceria público-privada, abrigará a segunda unidade da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE) e também o canil da GCM. 

Além do prefeito Rodrigo Manga e dos vereadores Claudio Sorocaba, Dylan Dantas (PSC) e Cícero João (PSD), o evento contou com a participação do Secretário da Segurança Pública, Alexandre Caixeiro, do comandante da GCM, Davi Dutra, e do representante da Empresa BRT Sorocaba, Gustavo Barata, além de outros secretários e autoridades. O vereador Vinícius Aith (PRTB) foi representado pelo assessor Renan Ribeiro.

O presidente Cláudio Sorocaba comemorou o anúncio dessa antiga reivindicação da região, foco de mobilização dos moradores, lideranças comunitárias e de diversos vereadores. “Essa é uma conquista de vocês, moradores dessa região. É uma satisfação trabalhar nessa parceria entre Executivo e Legislativo”, destacou o presidente, que lembrou a luta por segurança na região. “Lá atrás, nós conseguimos trazer a Primeira Companhia, na Américo Figueiredo, que nos dava segurança nessa essa região, mas, infelizmente, depois foi retirada”, completou. Cláudio Sorocaba também anunciou que projeto aprovado na Câmara, com emenda de sua autoria, prevê a pintura da área comum de conjuntos habitacionais do bairro. 

Na mesma linha, o prefeito Rodrigo Manga lembrou o compromisso dele e do presidente Cláudio com a construção da base, desde a sua campanha e da assinatura de uma carta compromisso junto à comunidade. “Onde há segurança, há investimento. Aqui haverá um fluxo grande de viaturas e uma sede digna para os nosso guardas, que colocam em risco suas vidas para cuidar da nossa”, destacou.

Presidente da Comissão de Segurança Pública do Legislativo, o vereador Cícero João falou sobre a importância do apoio da comunidade no combate aos delitos. “Nossas famílias precisam de segurança e vocês do Wanel Ville estão sendo presenteados com essa base, que trará mais tranquilidade ao bairro”, comemorou. Já o vereador Dylan Dantas citou que, por meio de emenda parlamentar, repassou recursos para a implantação do projeto “Muralha Eletrônica”, de videomonitoramento dos bairros. “Vocês que estão nos bairros precisam de resguardo do Poder Público, com prestação de serviços com excelência. Como membro da comissão de segurança, eu apoio esse projeto, desde o início”, afirmou.

Segundo o secretário de segurança, o prédio, que será construído por meio de parceria público-privada com a empresa BRT Sorocaba, terá cozinha e refeitório para os guardas, canil e um link para as câmeras de vigilância da área, facilitando o trabalho conjunto com o setor de inteligência. Ao final, o prefeito e os vereadores assinaram o termo de autorização para início das obras.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba