Colabore com a cidade

Neste espaço iremos apresentar algumas ferramentas de monitoramento das ações públicas, onde o cidadão possa contribuir para ter uma melhor qualidade de vida em Sorocaba, ampliando a colaboração com o Poder Público.

Apresentamos o Colab.re, que é uma rede social para a cidadania que faz a ponte entre o cidadão e o poder público, em um ambiente em que o cidadão sente-se à vontade para compartilhar problemas, melhorias e avaliações sobre as nossas cidades.

Aqui, podemos, juntos, construir melhores cidades, fiscalizando problemas, propondo soluções, avaliando entidades públicas e debatendo bastante com amigos e outros usuários com interesses em comum, utilizando as novas mídias sociais.

Todos os dados de publicações são públicos e podem ser filtrados em relatórios para que você saiba exatamente quais os principais problemas e soluções de cada cidade.

É divido em três partes, onde o cidadão pode interagir, sendo:

Fiscalize: Andando pela rua, preste atenção em problemas rotineiros da cidade como: carros estacionados em local proibido, aquelas calçadas irregulares que dificultam a vida do transeunte, ou mesmo um foco de dengue exposto a céu aberto.

Proponha: Imagine projetos que poderiam mudar a dinâmica da sua cidade, estado ou até o país. Reflita, acesse o Colab e clique no botão “Proponha”.
Escolha a categoria que melhor representa seu projeto. Coloque um título, descreva e utilize o botão de foto e/ou localização. Publique e faça uma grande discussão com seus amigos e os outros usuários. Divulgue seu projeto em outras redes sociais e encontre apoiadores.

Avalie: Na web ou no seu celular, clique em “Avalie”, escolha uma das categorias disponíveis, um dos tipos de lugar, coloque o nome e faça uma breve avaliação com a Qualidade Geral, a Limpeza do Local, Equipamentos e Acessibilidade. Publique e veja a repercussão entre seus amigos.

Outra ferramenta, é o site Multas Sociais (http://www.multassociais.net/), criado por brasileiros,  tem como principal objetivo denunciar pela Internet práticas ilícitas no trânsito com textos e fotos provando as infrações.

A página não tem nenhum vínculo com organizações de trânsito do país, como faz questão de ressaltar em sua descrição no site, no entanto, serve como ótima opção para os internautas fazerem suas denúncias de maneira informal. O sistema é bem simples e a publicação pode ser feita de maneira anônima. Basta acessar o Multas Sociais e clicar em “multar” para iniciar um novo post.

O usuário, então, será redirecionado para uma nova página onde dará os detalhes da infração que quer denunciar. É possível digitar data e horário do problema, a placa do veículo infrator, foto, vídeo e descrição da ocorrência. Clique em “aplicar multa” e, pronto, sua publicação será enviada para o Multas Sociais e ficará exibida na home do serviço, onde é possível ler todos os posts e clicar no botão “Eu Multo”, que funciona como uma espécie de “Curtir” (botão da rede social Facebook).

Além disso, também é possível compartilhar as “multas” em outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter. O post mais “multado” até hoje na página é uma imagem de uma caminhonete levando passageiros na cabine externa do veículo, com 1600 “multas”. Mas não se esqueça, ao presenciar uma violação das leis de trânsito, faça uma denúncia formal junto ao órgão responsável em sua cidade.

O Multas Sociais é um site com fins estritamente educacionais e de conscientização da população. As multas sociais criadas são fictícias.

O Multas Sociais não se responsabiliza pelo conteúdo das informações, imagens e vídeos carregados pelos usuários da ferramenta. Caso se sinta lesado ou ofendido por qualquer informação, imagem ou vídeo disponibilizado por algum usuário do Multas Sociais, envie um e-mail para privacidade@multassociais.net para providenciarmos a remoção do conteúdo solicitado.

A possibilidade de anunciar à internet os deslizes de cidadania alheios vem acompanhada da chance de se livrar da exposição. “Todo conteúdo é criado pelos próprios visitantes do site, mas nos preocupamos em criar uma opção e um e-mail específico para solicitar a remoção de conteúdo, caso algum usuário se sinta lesado, ofendido ou queira que sua informação saia do ar”, explica o site.

Anúncios

1 opinião sobre “Colabore com a cidade”

  1. Simplesmente é uma pena flagrarmos veículo da fiscalização municipal de Sorocaba estacionado em frente de portão de escola, com placas e inscrição na via pública indicando a proibição de estacionar o veículo no local. Quem deveria dar o exemplo para os educandos e a população em geral, não respeita as placas indicativas de educação ao trânsito. É lamentável. Ressalta-se que a área privada de estacionamento da área de fiscalização é grande, não havia necessidade de parar em local proibido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s