Tags

A Rede Municipal de Saúde disponibilizará assistência psicológica e social aos alunos vítimas de bullying, matriculados em unidades Municipais de Ensino. É o que prevê projeto de lei de autoria do vereador Marinho Marte (PP) em tramitação na Câmara. De acordo com a proposta, a assistência deverá ser realizada por equipe multidisciplinar de psicanalistas, psicólogos e assistentes sociais.

Os diretores das unidades de ensino ficarão responsáveis pelo encaminhamento dos alunos para avaliação, sendo que o pedido partir dos pais ou responsáveis. “Indicadores estarrecedores tem provocado uma crescente preocupação de governos na implementação de políticas públicas efetivas para acabar com essas formas de violência, a começar por programas nas escolas, local de predominância das práticas do bullying”, destaca o autor.

Na justificativa do projeto, Marinho Marte cita a campanha “Aprender Sem Medo”, lançada em vários países com o objetivo de promover um esforço global para acabar com a violência nas escolas, além de pesquisa da ONG Plan Internacional realizada em 66 países. De acordo com a pesquisa, meninas sofrem mais com a violências de cunho sexual e meninos são mais atingidos pelo castigo corporal. O estudo aponta ainda que as vítimas de bullying têm maior tendência ao suicídio.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba