Tags

,

A Comissão Especial de Acompanhamento da Covid-19 (presidida pelo vereador Anselmo Neto (Podemos), com o vereador Hudson Pessini (MDB) como relator) realizou na tarde desta sexta-feira, 5, uma reunião com o Secretário da Educação, Wanderley Acca, e diretores de escolas infantis privadas de Sorocaba, que atendem crianças até seis anos de idade.

Os representantes das escolas denunciaram que diante da quarentena – principalmente após a flexibilização do comércio na cidade, com muitos pais retornando às atividades profissionais – surgiram diversos estabelecimentos clandestinos para cuidar das crianças desses trabalhadores, enquanto a rede privada legalizada está impedida de funcionar.

Diante dessa situação, o grupo questionou a possibilidade de retorno gradual às atividades, ao menos para atendimento do aspecto assistencial e recreativo, haja vista a importância dessas crianças ficarem sob cuidado de profissionais capacitados para tanto. Eles enfatizaram que, ao contrário das clandestinas, suas escolas têm meios de prestar o serviço cumprindo devidamente todos os protocolos sanitários, garantindo às crianças um ambiente de aprendizado e convivência saudável e seguro.

Wanderley Acca disse que, devido ao decreto do Governo do Estado, a perspectiva é de que as escolas voltem ao funcionamento normal apenas em agosto. O secretário considerou legítimas as considerações feitas durante a reunião e sugeriu que o grupo participe de uma reunião na Prefeitura na próxima segunda-feira, dia 8, com representantes de escolas de ensino fundamental e médio.

A comissão da Câmara, por sua vez, encaminhará um documento com as reivindicações levantadas durante a reunião ao Jurídico da Prefeitura Municipal, solicitando um parecer sobre a situação.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba