Tags

,

Quatro escolas municipais e uma da rede estadual participam desde esta segunda-feira (15) e até 19 de abril da “Semana de Mobilização Saúde na Escola”.

A atividade marca o início em Sorocaba do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde e, em Sorocaba, das secretarias municipais da Educação (Sedu) e da Saúde (SES).

A ação marca o inicio da mobilização das equipes escolares e também da comunidade onde cada escola se localiza, envolvendo temas prioritários de saúde a serem trabalhados ao longo do ano letivo.

Nesta fase inicial, a previsão é de que sejam beneficiados 2.010 estudantes, mas gradativamente será ampliado para todos os alunos de 1º ao 5º ano das escolas públicas de Sorocaba.

O PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos. Inicialmente, participarão das atividades as escolas EM “Profª Genny Kalil Milego”, do bairro Herbert de Souza, EM “Profª Inês Rodrigues Cesarotti”, do Jardim Bonsucesso, EM “Prof. Wálter Carretero”, do bairro Ana Paula Eleutério, CEI 14 “Engº Carlos Reinaldo Mendes”, do Éden e EE “Salvador Ortega Fernandes”, do Jardim Santa Cecília.

Conforme destaca a professora Emilia Alquezar, da Sedu, este ano os temas a serem trabalhados serão obesidade e saúde ocular.

“A intenção é que a partir das ações realizadas nessa campanha a promoção e prevenção de agravos à saúde aproximem as equipes de atenção básica de saúde e as das escolas, beneficiando os alunos”, explica.

Para a realização das ações de avaliação antropométrica (peso e medida) e avaliação de acuidade visual participarão os auxiliares do Programa Escola Saudável e os Agentes de Saúde das Unidades Básicas do Programa Saúde da Família (PSF).

“Os alunos que necessitarem serão encaminhados para a unidade básica de saúde, contribuindo com melhoria da sua qualidade de vida e, consequentemente, da aprendizagem”, diz Emilia.

Além dos estudantes da ensino básico, também serão beneficiados os gestores, profissionais de educação e saúde, e ainda a comunidade escolar.

O PSE é resultado de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, com a Secretaria municipal da Educação, com o intuito de sensibilizar a todos para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno do educando.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias