Tags

O líder comunitário Manoel Borges, que se destaca por toda uma vida dedicada às causas sociais, foi agraciado com o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de segunda-feira, 20, no plenário da Casa, por iniciativa do vereador Ítalo Moreira (União Brasil), que presidiu a solenidade.

O vereador dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: a vereadora Iara Bernardi (PT); o ouvidor geral do município, Evandro Bueno da Silva, representando o prefeito Rodrigo Manga; e o capitão Estéfano Vinícius Torrente, comandante da 1ª Companhia 7º BPMI, representando o comandante do 7º BPMI, tenente-coronel Sidney Gomes. 

O deputado federal Vitor Lippi (PSDB) encaminhou mensagem em vídeo parabenizando o vereador pela homenagem a Manoel Borges e observando que conhece o trabalho social do homenageado desde o período em que foi prefeito de Sorocaba e o considera um modelo de cidadão. A sessão solene também contou com a presença do ex-vereador Carlos Leite e, em seus momentos culturais, teve apresentações da cantora Luara Lima.

“Grande legado” – O vereador Ítalo Moreira, ao saudar o homenageado, destacou o papel de Manoel Borges como pilar da Associação de Moradores do Piazza di Roma e dos conselhos de segurança, com reflexos em toda a cidade, e destacou que essa foi a marca do homenageado em todas as cidades em que viveu. “Por onde passa, seu Manoel deixa um grande legado. Foi assim na capital paulista, foi assim em Dracena e está sendo assim em Sorocaba” – afirmou o vereador, que também enumerou as conquistas do homenageado em prol da cidade e se comprometeu a lutar pela consolidação do Parque Linear.

“Inclusive, eu achava que o senhor já era cidadão sorocabano, seu Manoel. Quando soube que ainda não era, eu me espantei. Como é possível que um homem que fez tanto pela cidade ainda não era cidadão sorocabano?” indagou o vereador, agradecendo o homenageado por ter aceitado a honraria e definindo-o como “um líder de verdade”, que dialoga com todos os segmentos ideológicos em prol do bem comum. O vereador ressaltou o compromisso de Manoel Borges, mesmo quando doente, pelas causas sociais e pediu uma salva de palmas para o homenageado e para sua esposa Laurinda Marques.

“Atuação inovadora” – A vereadora Iara Bernardi se disse honrada em ser a primeira a falar em homenagem a Manoel Borges, lembrando que, na década de 1980, em seu primeiro mandato de vereadora, trabalhou muito com associações de moradores e contou que o homenageado trouxe para as associações uma experiência nova: “Muitas vezes, a associação de moradores se formava simplesmente por uma reivindicação e, depois que a reivindicação era atendida, ela se desfazia. Mas o senhor Manoel Borges trouxe para a associação de moradores sua combatividade como sindicalista, como eletricitário, e essa prática de ouvir os moradores fortaleceu a associação”, sustenta.

A parceria entre Associação de Moradores do Piazza di Roma e a Universidade Federal de São Carlos, por meio de um curso oferecido pela universidade sobre políticas públicas urbanas e meio ambiente, voltado para a formação de líderes locais e movimentos sociais, foi outro fato mencionado pela vereadora Iara Bernardi como exemplo da atuação inovadora do homenageado como líder comunitário. A vereadora lembrou ainda várias outras ações de Manoel Borges, especialmente a criação do Parque Linear, com 380 mil metros quadrados, o maior da cidade.

“Isso fica na história, seu Manuel. O senhor vai receber o Título de Cidadão Sorocabano como uma pessoa que contribuiu muito para a cidade de Sorocaba. O senhor veio para cá e investiu nessas ações que ficam marcadas na história da cidade. Então, o senhor é mais do que merecedor desse título, pela sua atuação, pelo seu trabalho, pela sua representatividade. Parabéns, senhor Manuel. O senhor já é cidadão sorocabano, de fato, esse título é só o reconhecimento oficial” – enfatizou Iara Bernardi.

“Noite histórica” – Ao agradecer a homenagem, Manoel Borges falou de sua alegria por receber o Título de Cidadão Sorocabano: “Essa é uma noite histórica para a minha vida. A minha maior alegria é ver a minha família, meus filhos, netos, sobrinhos, irmã, os amigos, todos vocês. Esse título é de vocês. Agradeço a todos. E só tenho que agradecer a Deus, por toda essa riqueza que tenho”, afirmou Manoel Borges, que relembrou, com humor, sua trajetória como “velho chato”, “velho rabugento”, que cobra melhorias das autoridades há mais de meio século. Também agradeceu a Deus pela esposa, com quem vive há 33 anos.

Outros depoimentos também exaltaram a trajetória de Manoel Borges como líder comunitário empenhado em conquistas sociais que beneficiam a comunidade do Piazza di Roma e toda a cidade de Sorocaba. O capitão Estéfano Torrente disse que Manoel Borges foi um parceiro de primeira hora da Polícia Militar nos conselhos de segurança e o ouvidor geral Evandro Bueno externou sua admiração e a admiração do prefeito Rodrigo Manga pela trajetória do homenageado em prol das causas sociais.

Dados biográficos – Baiano de Vitória da Conquista, onde nasceu em 18 de agosto de 1946, Manoel Borges veio para o Estado de São Paulo em 1966, com 20 anos, passando a morar em vários bairros da capital paulista, entre eles, o Butantã, em 1969, onde se destacou. Começou um movimento popular no bairro em busca de água, luz e saneamento básico. Criou também o primeiro Conselho de Segurança (Conseg) da capital, que se tornou referência e serviu de exemplo para outras comunidades.

Conseguiu várias benfeitorias, o que propiciou o convite para trabalhar junto ao poder público, no governo Quércia, quando esteve à frente de vários projetos sociais, entre eles, a melhoria da qualidade e da quantidade dos produtos oferecidos pela Secretaria de Abastecimento do Estado. Também participou efetivamente dos conselhos de saúde e, em 1983, criou o Conselho Popular de Abastecimento do Butantã, o projeto “Sacolão”, que se tornou referência.

Em 1992, casou-se com Laurinda Marques, sua fiel companheira há mais de 30 anos. Em 1997, o casal mudou-se para Dracena, onde também se engajou em causas sociais, criando o Conselho Regional de Comunicação Comunitária, que acabou abrangendo mais de 54 municípios e levando a adesão de várias rádios comunitárias. Em 2009, veio morar em Sorocaba para ficar próximo de seu filho. Criou, então, a Associação dos Moradores do Piazza di Roma e Tulipas, que também se tornou referência.

Em 2014, Manoel Borges lançou o Projeto “Vigilância Solidária”, que hoje atende mais de 200 mil pessoas em Sorocaba e está presente em 45% das cidades no Estado de São Paulo. Fez parte do Comitê de Bacias dos Rios Sorocaba/Tietê e também da Agência Estadual de Energia Hídrica, sempre como representante de comunidade. Criou e elaborou o Parque Linear entre os bairros Piazza di Roma, Central Parque, Júlio de Mesquita Filho, Vila Excelsior, Jardim São Marcos II e entorno. Buscou parcerias com instituições como a UFSCar e a Uniso, além vereadores e deputados estaduais e federais. E continua atuante aos 78 anos.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais (YouTube e Facebook) do Legislativo sorocabano, nas quais já pode ser vista na íntegra.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba