Tags

A assistente social Cleide Aparecida Mendes Machado, fundadora do Instituto Brasileiro de Apoio e Pesquisas a Pacientes Oncológicos em Reflexologias (Ibrapper), foi agraciada com o Título de Cidadã Sorocaba pela Câmara Municipal de Sorocaba, em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira, 29, por iniciativa do vereador Aith (PRTB).

Além do parlamentar proponente, a mesa de honra da solenidade contou com a presença do coordenador técnico da área médica da Secretaria da Saúde, Lúcio Roberto de Oliveira das Neves, e da irmã da homenageada, Esmeralda Zerede. Cleide Machado acompanhou a sessão ao lado do marido, Roberto Gomes Machado.

Em discurso dirigido à homenageada, o vereador Aith destacou a importância do trabalho realizado pelo Ibrapper na cidade e salientou a dedicação da homenageada nos cuidados com pacientes. “Muitas pessoas não sabem o que você passa, o fardo que você carrega, o quão duro é fazer tudo o que você faz de graça. Temos que te agradecer todos os dias, porque o trabalho de vocês em nenhum outro lugar da cidade se faz, nem na nossa região”, afirmou.

“Cleide Machado tomou para si as dores de tantos semelhantes ao longo dos últimos anos. Sorocaba tem muitos motivos para agradecer à senhora homenageada. A sua benevolência não procura reconhecimento, mas entendemos a importância de abonar a contribuição dessa mulher que hoje Sorocaba acolhe como filha”, concluiu o vereador.

Dados da homenageada – Cleide Aparecida Mendes Machado nasceu em Pirassununga (SP), em 15 de maio, data em que se comemora o Dia da Assistente Social, sua atual profissão. Vindo de uma Família de oito filhos, de pai militar e mãe dona de casa, enfrentou uma fatalidade quando sua irmã perdeu a visão por causa de uma cirurgia mal feita. 

A partir daí, Cleide cuidou para que ela estudasse braile e tivesse uma profissão, garantindo que fosse independente, trabalhasse, morasse sozinha, retornando aos cuidados da Cleide até falecer devido a um câncer.

Concluiu o curso de Técnico em Enfermagem em Santa Catarina, e de Assistência Social em Sorocaba, onde também estudou Gerontologia. No ano 2000, fundou o Ibrapper – Instituto Brasileiro de Apoio e Pesquisas a Pacientes Oncológicos em Reflexologias – que oferece, através do projeto “Terapias Complementares e Integrativas a Pacientes Oncológicos, Ostomizados e Familiares”, de modo voluntário, apoio nas áreas da saúde, social e terapêutica às pessoas acometidas de câncer em situação de vulnerabilidade social.

Em 2015 o instituto passou a ser uma ONG, atendendo 310 pacientes por mês, de Sorocaba e demais regiões. Atualmente, Cleide ajuda esses pacientes a ter qualidade de vida com tratamentos terapêuticos e ministra aulas de terapias integrativas e complementares.

A sessão solene em homenagem a Cleide Machado contou com apresentações musicais de Auro Camargo (voz e teclado), servidor do setor de informática da Câmara Municipal, e pode ser vista, na íntegra, nas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube).

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba