Tags

Os Guardas Civis Municipais (GCM) que integram o Grupo da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) retomam, a partir desta sexta-feira (30), ao serviço externo, para atuar em atividades voltadas à proteção dos bens, serviços e instalações do patrimônio público. Inclusive, os integrantes da Corporação darão apoio à Justiça Eleitoral nas ações de logística e segurança voltadas às eleições que ocorrerão neste domingo (2).

A medida, autorizada pela instância local do Poder Judiciário, foi solicitada pela Prefeitura de Sorocaba e teve recomendação favorável do Ministério Público Estadual (MPE), via Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

“Essa é uma grande conquista para o município e para a população, pois, com isso, se aumenta o efetivo de GCMs nas ruas, elevando também a segurança do munícipe e dando à Corporação mais e melhor oportunidade de trabalhar pelo bem público”, aponta o Comandante da GCM, Henrique de Agrella.

Com o respaldo da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba, os 24 GCMs que hoje integram a Romu se somam ao efetivo da Corporação. Neste fim de semana, especialmente, os guardas apoiarão a Polícia Militar (PM) na escolta das urnas, para serem levadas às escolas que serão zonas eleitorais. A GCM também atuará em conjunto na segurança dessas unidades.

O Município vinha cumprido determinação judicial de suspensão das atividades operacionais da Romu. Os servidores desse grupo passaram por cursos de aperfeiçoamento e reciclagem e vinham realizando serviços administrativos na GCM. Tanto a Prefeitura de Sorocaba, como a GCM estão sempre prontas a colaborar no trabalho das autoridades, inclusive prestando esclarecimentos, quando solicitados.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias