Tags

O Projeto “Reabilitando Vidas” da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba foi apresentado durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 7, pela médica Tereza Cristiana Teixeira, que fez uso da tribuna para falar do assunto.

Realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Odontologia Digital e a empresa Dabi Atlante, de equipamentos odontológicos, o projeto tem como objetivo reabilitar pacientes oncológicos da Santa Casa mutilados por neoplasia na região de cabeça e pescoço.

A médica explicou que a reabilitação de pacientes com câncer de cabeça e pescoço tem sido feita em outros hospitais por meio da remoção de uma costela ou mesmo de uma placa de titânio ou de um pedaço da tíbia. “Isso resolve o problema em parte, mas não fica tão bonito, tão estético. Então, a nossa ideia é fazer um fluxo totalmente digital, por meio de escaneamento da boca e uma tomografia. O enxerto, então, será impresso numa máquina em titânio, tudo em 3D, de acordo com a anatomia do paciente”, explicou a médica.

A médica Tereza Cristina contou que a empresa Dabi Atlante doou uma cadeira odontológica para a Santa Casa de Sorocaba e também nos foi oferecida uma pesquisa. “Vamos precisar de todo um instrumental para isso. Vai ser um trabalho longo, um trabalho árduo, mas espero que, em breve, a gente consiga trazer para a sociedade esses pacientes que tiveram câncer de boca reabilitados e reinseridos socialmente, assim como já ocorre com as mulheres que têm câncer de mama, em que se coloca a prótese”, observou. 

A médica alertou que o câncer bucal em homens é o segundo maior índice de câncer no Brasil. “São cerca de 36 mil novos casos anuais de câncer bucal”, afirmou a médica. Após sua fala, foi exibido, a seu pedido, um vídeo com depoimentos de pacientes que tiveram câncer de boca, um dos quais descobriu o câncer numa consulta de rotina com o dentista. Outro paciente falou de sua dificuldade para viver normalmente e expressou seu anseio pela reabilitação. 

Por fim, a médica Tereza Cristina Teixeira reiterou que o Projeto Reabilitando Vidas, em parceria com Sociedade Brasileira de Odontologia Digital, está sendo iniciado para possibilitar, em breve, a reabilitação dos pacientes mutilados. Vereadores presentes externaram seu apoio à iniciativa do hospital.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba