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No dia 16 de março, se comemora o Dia do Ouvidor. É o profissional responsável por fazer a mediação entre a empresa ou a instituição à qual pertence e o público, promovendo comunicação de qualidade entre ambos.

Na Prefeitura de Sorocaba, a atuação desse profissional visa facilitar o diálogo entre a Administração Pública e o munícipe, ampliando o acesso à informação. Também é sua atribuição fazer a mediação de conflitos e atuar de forma eficiente nas seguintes funções:

  • Promover a participação do usuário na administração pública direta e indireta
  • Tratar as reclamações relativas à prestação de serviços públicos
  • Fomentar a avaliação periódica, externa e interna, da qualidade desses serviços
  • Oferecer continuamente o atendimento ao usuário de serviços públicos
  • Acompanhar a política de acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre o Governo
  • Recepcionar denúncias
  • Oferecer meios para registro, acompanhamento e recebimento de respostas das manifestações de usuários de serviços públicos, entre outras atuações.

Ao longo do ano de 2021, a Ouvidoria recebeu diversas melhorias, aprimorando o desempenho de seu papel de interlocução entre o Poder Público e a população. Dentre os principais avanços, é possível destacar: a ampliação das instalações físicas da Ouvidoria, ações internas relativas a Recursos Humanos e a aquisição de novos equipamentos e recursos, como o Ônibus da Ouvidoria, que circula pela cidade para ouvir os munícipes e conhecer suas principais demandas.

Isso aumentou consideravelmente a capacidade de atendimento do setor, proporcionando atendimento em todas as regiões e alcançando todas as comunidades.

Atuando de forma integrada nos projetos de Governo, como o “Quarta com o Prefeito” e o “Prefeitura de bairro em bairro”, foi possível identificar as necessidades mais urgentes da população e, consequentemente, contribuir para aumentar a eficiência na busca por soluções aos moradores.

Mais modernizações

A Ouvidoria Geral do Município vem trabalhando incessantemente para promover a modernização do atendimento ao munícipe. Contando com diversos canais disponíveis, atualmente está trabalhando para que o sistema de PABX seja modernizado, para melhor atender às ligações recebidas por meio do telefone 156. Dessa forma, o munícipe que ligar com suas demandas será atendido automaticamente por uma secretária eletrônica, que já irá direcionar a ligação para o setor desejado, conforme a opção escolhida.

Em breve, o atendimento do telefone 156 será mais moderno e ágil, contando com um sistema de PABX VoIP. Este recurso aumenta o número de linhas disponíveis e informa a posição a expectativa de espera para quem está chamando.

Além disso, entrou também em funcionamento o novo PABX da Prefeitura de Sorocaba, pelo telefone 3238-2446. O novo sistema, mais moderno, conta com URA (Unidade de Resposta Audível) e facilita o contato dos munícipes com a Administração Municipal. Confere melhor fluidez, ainda, ao serviço de atendimento via Ouvidoria Geral do Município, que segue recebendo solicitações normalmente pelo 156 e demais canais de comunicação da Ouvidoria.

Confira, a seguir, um resumo dos registros realizados pela Ouvidoria Geral do Município apenas nos primeiros meses de 2022 e que já atingiram a marca de quase 12 mil atendimentos:

2022156WhatsAppWebPresencialBairro em BairroOutros
Total5.7052.9702.8581819561
11.870

A Ouvidoria disponibiliza os seguintes canais de comunicação, para informações, reclamações, solicitações, sugestões ou elogios:

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias