Tags

O vereador Fábio Simoa (Republicanos) protocolou um requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre as tratativas e o andamento da formulação das proposições legislativas necessárias à implantação da tecnologia 5G em Sorocaba.

Para Fábio Simoa: “A tecnologia 5G será um divisor de águas para a nossa comunicação de modo geral. A rede atual apresenta muita latência e baixa velocidade de downloads e uploads, com a implantação do 5G toda a infraestrutura será aproveitada e acontecerá um verdadeiro salto de história”.

“Com o nosso Requerimento eu solicito informações ao Prefeito sobre o andamento da formulação de Projetos de Lei para facilitar e acelerar a instalação e implantação das antenas próprias da nova tecnologia, bem como solicito que, nas tratativas da Prefeitura com as empresas responsáveis pela implantação da nova tecnologia, seja colocada de forma priorizada a questão da conectividade nos bairros periféricos de Sorocaba, que hoje sofrem com a falta de serviços e de cobertura de sinal”.

“Com o leilão ocorrido no começo do mês, começou a contar o cronograma de implantação das novas tecnologias, e entendo que Sorocaba, por sua grandeza econômica e populacional, precisa estar na vanguarda da implantação paulista”.

“Acredito que o Prefeito Rodrigo Manga, visionário como é, deve abraçar nossas colocações colocadas neste Requerimento, que busca auxiliar no processo de transformação digital de Sorocaba, fazendo de nossa querida Manchester Paulista, uma cidade inovadora em todos os aspectos”, finaliza o vereador.

O governo federal realizou no início do mês o Leilão 5G, tendo movimentado cerca de R$ 47 bilhões, que serão convertidos em investimentos por todo o país. A ideia é expandir o acesso à internet de qualidade a todo o país e oferecer infraestrutura para o desenvolvimento. 

A rede 5G permite ainda a possibilidade de estudos e trabalho remoto com maior qualidade nas videoconferências, acesso à medicina à distância, melhoria da mobilidade urbana e desenvolvimento de cidades inteligentes.

Muito aguardado pelas empresas brasileiras, o 5G disponível é o passaporte que levará à aceleração e o avanço da digitalização no Brasil rumo à Indústria 4.0, contribuindo diretamente para a automação e a integração de diferentes tecnologias que incluem inteligência artificial, robótica e internet das coisas.  Com mais velocidade de processamento e sem necessidade de fios conectados às máquinas, é possível fazer as atividades com maior produtividade, gerando melhores resultados e trazendo maior competitividade dos nossos mercados perante o resto do mundo.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba