Tags

Os vereadores Anselmo Neto (Podemos) e Hudson Pessini (MDB), respectivamente presidente e relator da Comissão Especial de Acompanhamento das Ações de Combate à Covid-19 em Sorocaba, apresentaram em entrevista à TV Câmara na tarde desta terça-feira, 26, um balanço das atividades realizadas desde sua formação, no dia 24 de março.

Segundo os vereadores, 22 reuniões foram realizadas nesse período, com gestores de hospitais, entidades de saúde, empresários, comerciantes, representantes sindicais, entre outros. Nos encontros foram prestados esclarecimentos sobre como esses agentes poderiam colaborar no combate a pandemia, assim como ouvidas suas sugestões e reivindicações. Diversos ofícios foram encaminhados para o Executivo municipal propondo ações e medidas administrativas, como por exemplo a liberação das atividades de óticas, enquadradas na categoria de serviços essenciais.

A comissão salientou que a partir dos dados levantados em todas as reuniões foi possível elaborar uma normatização, que estará pronta para orientar cada setor assim que a quarentena imposta por meio de decreto do governo estadual seja encerrada. Os vereadores destacaram também as oitivas realizadas com os titulares das secretarias municipais diretamente envolvidas com as atividades de combate à pandemia, nas quais foram prestadas contas das ações desenvolvidas por cada pasta.

Os parlamentares realizaram, ainda, a fiscalização dos preparativos das unidades de saúde utilizadas para atender pacientes infectados – verificando in loco a preparação do hospital de campanha – assim como as contas pagas. Segundo eles, foram gastos R$ 667 mil no referido hospital e cerca de R$ 11 milhões no total de ações de combate à pandemia.

Em relação às estatísticas relacionadas ao novo coronavírus em Sorocaba, os vereadores lamentaram a morte de 40 pessoas até o momento, mas ponderaram que o percentual de infectados na cidade (685 no total, sendo 611 recuperados ou em recuperação) é muito baixo em comparação com municípios do mesmo porte. “Ainda que seja um número grande, isso é numa cidade com mais de 650 mil habitantes. Pela porcentagem, estamos bem. Sorocaba ainda participa de uma realidade diferente de grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, que têm uma situação muito mais compilcada”, afirmou Anselmo Neto.

Por fim, Hudson Pessini avaliou como bom o trabalho da área da saúde até o momento. “Acredito que temos condições de avançar mais, mas os números são positivos. Os 40 óbitos que ocorreram não foram por falta de atendimento, leitos ou médicos. O que está sendo feito na Santa Casa tem sido eficiente e hoje o primeiro paciente foi para o Hospital de Campanha”, apontou o vereador.

A entrevista com o presidente e o relator da Comissão Especial de Acompanhamento das Ações de Combate à Covid-19 foi transmitida simultaneamente nas redes sociais da Câmara Municipal e pode ser revista na página do Facebook do Legislativo, pelo link https://www.facebook.com/camarasorocaba/videos/248780346377104/.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba