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A Rádio Câmara recebeu, na tarde desta quarta-feira (6), a ouvidora da área da Saúde, Elaine Fonda, para falar sobre o atendimento à população no período em que a cidade sofre com a pandemia da Covid-19.

A convidada explicou que, apesar do serviço presencial ter sido suspenso, a ouvidoria do município continua a receber as demandas da população através de canais alternativos, como telefone e internet.

“A prefeitura prezou pelo cancelamento do atendimento presencial, pois se trata de um momento de incertezas, e foi o que fizemos para preservar o servidor, que atua na linha de frente, e também os munícipes”, explicou a ouvidora. Elaine Fonda, porém, destacou que o trabalho da ouvidora não mudou, e segue fazendo a interlocução entre as secretarias e as demandas dos munícipes.

“Reforçamos os canais de atendimento, que oferecem a mesma qualidade”, diz ela, indicando o site da prefeitura como principal mecanismo no momento, por onde as solicitações podem ser feitas 24 horas por dia, com geração de protocolo e devolutivas dentro do cronograma determinado por lei federal, de até 20 dias. O serviço pode ser acessado pelo endereço http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento.

Além do site, o munícipe também pode entrar em contato com a ouvidoria do município pelo telefone 156 ou pelo whatsapp, através do número (15) 99129-2426. “Continuamos o atendimento em todos os canais. A ouvidora é um termômetro do governo para as necessidades do município”, afirmou.

De acordo com Elaine Fonda, a rotina de atendimento da ouvidora é buscar com as secretarias municipais respostas para os questionamentos dos munícipes. Ela conta que todas as demandas ficam registradas, de acordo com setor e local da cidade, e que a principal reclamação da população é com relação à iluminação pública. “Tem um alto índice de pedidos, destacando que a responsável é a Secretaria de Obras (Serpo), que nesse momento também está voltada a outros serviços como limpeza e esterilização de áreas por conta da Covid-19”, lembra a ouvidora.

Sobre a pandemia, Elaine informou que a ouvidoria da saúde tem recebido denúncias de comércios que estão abertos durante o período de isolamento. Segundo ela, até o momento forma 537 ocorrências, sendo que 525 locais foram vistoriados pela Secretaria de Segurança. “O principal trabalho é orientar, porque as pessoas desacreditam da doença e podem colocar outras pessoas em risco”, alertou.

A ouvidora aproveitou para lembrar que no município existe o Telecorona, um serviço criado para orientar a população que tem dúvidas sobre a doença, no qual, via telefone, qualquer pessoa pode sanar dúvidas sobre sintomas e onde procurar cuidados, se necessário, sem se colocar em situação de risco caso não esteja infectada. “Eles (enfermeiro e médico) vão te passar onde você deve ir, se para UBS ou UPH”, explicou. “Esse serviço é exclusivo para isso, pois faz um pré-diagnostico sem você sair de casa, é uma iniciativa de vários municípios e que Sorocaba também adotou”, destacou. O Telecorona está disponível pelo número (15) 3238-2212, com atendimento das 8h às 17h30.

Elaine frisou que para enfrentar a pandemia e a quarentena, é preciso cuidar da saúde mental e que, para isso, é preciso se distrair. “Se a mente te derrubar, o corpo cai também”, disse, sugerindo que as pessoas busquem atividades que ocupem a mente, como assistir séries de TV. ou cozinhar. Ela ainda destacou o exemplo das crianças nesse período. “São as mais fortes de todas, pois mudaram o ritmo de vivencia, sem ver amigos, sem passear, e continuam sorrindo, inventando coisas para fazer”.

Em relação às medidas restritivas decretadas no município, a ouvidora defendeu a necessidade de ações para enfrentar a pandemia. “A gente precisa se precaver, a prevenção para tudo é a forma melhor de não ter aquilo”, disse, destacando que a prefeita fez de tudo para se antecipar e evitar a disseminação da doença no município.

Elaine contou que a ouvidoria já tem recebido várias denúncias sobre infrações referentes aos decretos municipais de enfrentamento à Covid-19. “As pessoas estão buscando as denúncias desse tipo, temos alta demanda de chamadas pelo 156, e o principal foco são estabelecimentos comerciais para que não permitam a entrada de pessoas com mais de um familiar e sem máscara”.

Ao final da entrevista, a ouvidora desejou que os novos hábitos e orientações sanitárias permanecessem com a população após o período da pandemia. “Mais um tempo e vamos conseguir a flexibilização, o comércio está se reinventando, é só uma questão de tempo, é tudo muito novo, é época de incertezas”, disse.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba