Tags

Na tarde desta segunda-feira (13), a Comissão Especial criada pela Câmara Municipal para acompanha as ações relacionadas ao Covid-19 em Sorocaba esteve na Arena Sorocaba, onde a prefeitura realiza a montagem de um hospital de campanha para atender pacientes infectados com o novo coronavírus.

Na visita, realizada com o objetivo de analisar o andamento das obras da nova estrutura, estiveram presentes os vereadores Hudson Pessini (MDB), que é relator da comissão, Renan Santos (PDT) e Pastor Apolo (PSL), além da prefeita Jaqueline Coutinho e técnicos da área da Saúde municipal.

“Essa é a terceira visita que realizamos aqui na Arena, que já começa a ter a característica de um hospital. Isso tudo ainda não está sendo necessário, porém, em caso de necessidade, a estrutura já estará pronta”, afirmou o vereador Hudson Pessini. De acordo com o parlamentar, o hospital de campanha vai contar com 84 leitos, incluindo seis unidade de terapia semi-intensiva, para atendimento de casos de baixa e médica complexidade. “Existe a possibilidade de nessa mesma estrutura, dobra a capacidade, mas esperamos que não seja necessário”, completa.

O vereador Renan Santos disse que ficou satisfeito com a estrutura do local, mas espera que o hospital de campanha não precise ser utilizado pela população. “É fundamental que o Legislativo fiscalize de perto as ações do Executivo e eu rogo para que a gente não precise utilizá-lo, mas como diz o ditado popular, é melhor prevenir do que remediar”, afirmou o parlamentar, lembrando que o país ainda estuda a evolução da pandemia e que a prefeitura agiu prontamente para garantir o atendimento necessário à população.

Para o vereador Pasto Apolo, ver a Arena Sorocaba transformada em hospital é um alerta para a população. “Infelizmente o coronavírus é uma realidade e temos que combatê-lo e o serviço aqui está muito bem efetuado. Nós não gostaríamos que a arena fosse utilizada como Hospital de Campanha, mas como é necessário, a prefeitura está de parabéns por agilizar esse equipamento”, destacou.

A prefeita Jaqueline Coutinho explicou que o hospital de campanha terá como finalidade desafogar os hospitais e as unidades pré-hospitalares de Sorocaba. “É uma forma de dar suporte às unidades de saúde do município durante essa crise”. Ela pontuou que ainda faltam alguns detalhes para concluir a estrutura, mas que serão realizados após a definição da gestão do espaço. “Já terminados o termo de referência e contatamos algumas empresas da área de saúde que eventualmente estejam interessadas e gerir a estrutura, e também estamos analisando a possibilidade de utilizar os próprios servidores para fazer essa operacionalização” concluiu.

Sobre a inauguração, a prefeita disse que vai depender da necessidade de encaminhar pacientes ao local. “Anda estamos com numero de casos dentro de patamar que permite o atendimento nas UPHs”, frisou Jaqueline Coutinho, destacando que a cidade tem atuado de acordo com as orientações do Ministério da Saúde no combate ao coronavírus e que a previsão é que o ápice da pandemia na cidade seja no final do mês. “É importante ressaltar que graças ao isolamento e distanciamento social, e medidas impostas pelos governos municipais e estaduais, estamos conseguindo conter a transmissão. Então é importante que as pessoas evitem aglomerações e contato com outras pessoas, principalmente do grupo de risco, pois apesar de não ter uma alta letalidade, a pandemia pode estrangular o sistema público de saúde”, alertou.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba