Tags

A Câmara Municipal de Sorocaba vai criar uma comissão constituída de três vereadores para cobrar melhorias no atendimento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em Sorocaba.

A proposta de criar a comissão partiu do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), por meio de requerimento, aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 18.

“Aproximadamente 70 núcleos habitacionais de Sorocaba não contam com atendimento dos Correios. São cerca de 80 mil habitantes que sofrem diariamente sem a oferta desse serviço, que é essencial para o pleno exercício da cidadania”, afirma João Donizeti, acrescentando que são vários os transtornos enfrentados pelas famílias que não contam com os serviços dos Correios, entre eles, atrasos no recebimento e pagamento de contas, além de compras via postal.

“Além de não oferecer atendimento a milhares de pessoas em seus locais de residência ou trabalho, os Correios, ainda por cima, deixaram de atender em três Casas do Cidadão de Sorocaba, desativando os bancos postais e fechando pequenas agência na cidade”, afirma João Donizeti. O vereador, em um levantamento preliminar, constatou diversas reclamações quanto aos serviços dos Correios em praticamente todas as regiões da cidade.

Obstáculos dos Correios – No entender do vereador João Donizeti, os Correios vêm criando uma série de dificuldades para ampliar seu atendimento no município de acordo com a demanda da população. “O serviço postal exige uma rua devidamente identificada para receber um CEP, o Código de Endereçamento Postal. Entretanto, mesmo com as ruas devidamente denominadas pelo poder público, os Correios criam uma série de obstáculos para não fornecer o CEP, alegando falhas na numeração, falta de placas e outras desculpas do gênero”, salienta o parlamentar.

Para João Donizeti, uma das possíveis razões para esse procedimento dos Correios é a crise financeira que a empresa enfrenta, com um prejuízo anual de R$ 2 bilhões em 2015 e 2016. “Mas, em 2017, os Correios iniciaram um processo de recuperação e conseguiu fechar com superávit em 2018 e 2019. Como a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos tem o monopólio desse serviço no país, nada mais justo do que cobrar dela um bom atendimento ao cidadão”, argumenta João Donizeti.

Núcleos habitacionais – O vereador João Donizeti, em seu levantamento preliminar, constatou problemas de atendimento postal nos seguintes núcleos habitacionais: Vila do Bosque; Jardim Itinga; Carandá; Altos do Ipanema; Eucalipto; Jacutinga; Guaporé; Campos do Conde II; Azaleias; Jardim dos Pássaros; Jardim Itália; Nova Aparecida; Jardim Regente; Jardim Nikkey; Jardim dos Reis; Terras de São Francisco; Jardim Natália I, II e III; Jardim Topázio; Village Cajuru; Jardim Ametista; Cambará; Casagrande; Jardim das Orquídeas; Jardim Dona Tereza; Jardim Metropolitano; Reserva Ipanema II; Residencial Bouganville; Horto Florestal Villagio; Vittorio Emanuelle; Santa Rosa; Terras de Santa Clara; Jardim Verginea; Villagio Ipanema e Parque Vista Bárbara.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba