Tags

,

A Comissão Especial criada pela Câmara Municipal para analisar as denúncias de moradores sobre o aumento elevado nas contas de água do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), após a troca de hidrômetros, concluiu os trabalhos na manhã desta segunda-feira (10).

O relatório final foi apresentado pelo presidente da comissão, vereador Fausto Peres (Podemos), na tarde de hoje, e aponta que o equipamento enviado para análise do Ipem(Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) foi desaprovado, por apresentar uma peça não regulamentada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

De acordo com Fausto Peres, em ação acompanhada por técnicos da autarquia e da comissão, o equipamento analisado foi retirado da casa de um dos munícipes que reclamaram do aumento na conta de água após a troca do hidrômetro pelo SAAE. “O relatório de análise do Ipem afirma que a medição do fluxo de água está correta, porém o equipamento possui uma válvula de supressão instalada em desconformidade com o Inmetro e por isso desaprovou ouso da peça”, explica o presidente da comissão.

O vereador afirma que pediu explicações ao SAAE sobre a utilização da peça, porém a autarquia não respondeu dentro do prazo de cinco dias disponibilizado pela comissão. Por esse motivo, o relatório final pede ao SAAE a suspensão da troca de novos hidrômetros, questiona a quantidade de equipamentos do mesmo modelo que foram instalados no município e também qual o motivo de utilizar a peça não regulamentada pelo Inmetro.

Segundo Fausto Peres, os moradores que se sentirem lesados por conta da situação devem procurar o SAAE para sanar o problema. O vereador também informa que uma cópia do relatório final será entregue ao Ministério Público. Além de Fausto, integram a comissão os vereadores João Donizeti Silvestre (PSDB), Anselmo Neto (PSDB) e Silvano Júnior (PV).

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba