Tags

A Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), por meio da Divisão de Vigilância Socioassistencial e a Divisão da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) está oferecendo aos funcionários dos Centro de Referência e Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência ao Idoso (CRI), Centro de Referência da Mulher (Cerem) e Conselho Tutelar um Curso de Atendimento a Migrantes Internacionais em Sorocaba.

O curso tem por finalidade preparar os funcionários no atendimento aos migrantes, concedendo a cada um todo os direitos concernentes de acordo com a nova Lei da Migração de 2017, onde consta que todo migrante internacional têm os mesmos direitos sociais dos brasileiros, exceto ao voto.

Sergio Marcelo Sauer, idealizador do curso, ressalta a importância do mesmo: “esse curso foi voltado para melhor entendimento dessa lei, como a parte pública pode estar dando o melhor atendimento e como podemos aplicar em Sorocaba, pois é uma cidade cosmopolita que está recebendo muitos migrantes internacionais”, finaliza.

O mundo nunca teve tantas pessoas morando foras do país de origem como temos hoje, isso acontece pelas mais variadas razões – da mudança temporária por exigência do trabalho à tentativa de uma vida melhor em outro continente fugindo de guerras. Segundo dados divulgados pela própria Secretaria, atualmente vivem na região 685 migrantes de trinta países diferentes.

A programação do curso abordará diversos temas dentro da migração, tais como, ‘Contrabando de migrantes’, ‘Refúgio no Brasil’, ‘Rede de apoio ao migrante’, entre outros. O curso acontece as sextas-feiras, das 8:00 às 12:00 no auditório da Sias. A Secretaria de Igualdade e Assistência Social está localizada na Rua Santa Cruz, 116 no Centro.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias