Tags

Comparecer ao local com disposição acolhedora e encorajada foram os requisitos necessários para o workshop de defesa pessoal promovido pela startup Empodere-se, que aconteceu no último sábado (15), no Palácio da Cidadania, espaço vinculado à Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) da Prefeitura de Sorocaba.

Realizado em parceria com a Secid, por meio do Conselho Municipal dos Direitos LGBT (CMDLGBT), a ação abordou a emancipação e empoderamento LGBT, combate a todo tipo de discriminação, promoção dos Direitos Humanos e a importância do deslocamento dessas identidades da posição de vítima.

O Workshop Empodere-se – Defesa Pessoal foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de dois anos com pessoas de segmentos identitários como mulheres, negros e LGBTs. Neste contexto, os casos levantados trouxeram à tona situações que vão desde agressões psicológicas a lesões corporais no âmbito doméstico. Segundo Amanda Lemes e Pâmela Mussi, fundadoras da startup, o evento já atendeu mais de duas mil pessoas.

Para a presidente do CMDLGBT, Luciana Leme, a vivência permite um momento de empoderamento e, sobretudo, de troca humanizada. “Saímos revigorados, fortalecidos e fortalecidas para uma defesa pessoal de verdade”, disse. Ainda de acordo com Luciana, a expectativa é que sejam realizados outros encontros com o Empodere-se nos próximos meses.

Instituído pela Lei Municipal nº 11.663/2018, o Conselho Municipal dos Direitos LGBT foi uma das primeiras iniciativas da administração do prefeito José Crespo. A criação elevou o município de Sorocaba ao status de uma das poucas cidades que contam com um Conselho Municipal voltado exclusivamente ao público LGBT.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias