Tags

O empresário Nelson Nolé, fundador da Conforpés, empresa com sede em Sorocaba e especializada em próteses para membros amputados, foi agraciado com a Comenda Referencial de Ética e Cidadania em sessão solene realizada na noite de segunda-feira, 30, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba.

A iniciativa da homenagem foi da vereadora Cíntia de Almeida (PMDB), que ressaltou o trabalho social do homenageado, que se dedica ao atendimento social por meio de ortopedia técnica às pessoas com deficiência que possuem necessidades de próteses e órteses e não podem pagar pelos serviços.

Além da vereadora Cíntia de Almeida, a mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: Tiberani Ferraz dos Santos, da Fundação Ubaldino do Amaral; Paschoal Martinez Munhoz, presidente do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS); Lígia Gomes Zanella, representando a Secretaria Municipal de Saúde; e Clóvis Alberto da Silva, representando o secretário Alexandre Hugo de Morais, da Secretaria de Igualdade e Assistência Social. A jovem Anelize Silva, que conseguiu andar mediante o trabalho do homenageado, fez um depoimento emocionado em homenagem a Nelson Nolé, agradecendo pelo acompanhamento que ela e sua mãe receberam ao longo da vida.

Entre os atendimentos gratuitos mais recentes promovidos pelo homenageado está o caso do garoto Vrajamany Rocha, que foi atacado por um tigre em um zoológico, em 2014, perdendo o braço, e o caso de David dos Santos, ciclista atropelado numa ciclovia em São Paulo, em 2013. A esses casos, somam-se vários outros também mencionados ao longo da sessão solene.

Natural da cidade de São Paulo, Nelson Nolé é casado e tem três filhos. É formado em Administração de Empresas com especialização em Economia pela Fundação Dom Aguirre. Fez diversos cursos sobre próteses e órteses nos Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Albânia, Paraguai e França.

Passou por dificuldades na infância e começou a trabalhar aos 13 anos, como aprendiz, na Dr. Schooll´s, uma loja ortopédica. Tornou-se estoquista e gerente da empresa, depois sócio, abrindo uma filial em Santo André. Em 1968, o homenageado veio para Sorocaba, onde fundou a empresa Conforpés, especializada em próteses e que, atualmente, doa 30% de sua produção para os mais necessitados. A empresa tem filiais em Indaiatuba e Cuiabá e já atendeu mais de 53 países.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba