Tags

A Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura de Sorocaba está aderindo a mecanismos de inclusão para os deficientes que buscam informações do poder público reproduzidas em redes sociais alimentadas pela administração municipal.

Ferramentas como as redes sociais são essencialmente movidas pela adição de imagens ou textos, o que dificulta a interação e compreensão dos deficientes visuais ao conteúdo compartilhado pela sua rede de contatos.

Pensando nessa parcela da população é que a Secretaria de Comunicação e Eventos passou, no dia de hoje (23/06), a descrever o conteúdo de postagens com fotos e vídeos em suas redes.

Buscando soluções para atender à Lei Municipal nº 11.417/2016 que trata de ações para inclusão de deficientes e de políticas públicas a serem desenvolvidas pelo poder público, a Secretaria de Comunicação recebeu, via página do facebook uma sugestão da Diretora de Arte Jéssica Gasperotto, imediatamente atendida pela equipe responsável por alimentar as redes sociais da Prefeitura e das secretarias municipais.

As imagens e vídeos das postagens serão descritos com a inserção de uma hashtag e a marcação, reconhecida nacionalmente, do programa de inclusão ‘Pra Cego Ver’, assim, cada vez que uma postagem, em qualquer rede social for formatada com o acréscimo de descrição #pracegover, existe a possibilidade de aplicativos específicos analisarem e reproduzirem o conteúdo aos cegos, facilitando o entendimento dos deficientes visuais.

No Brasil são aproximadamente 6,5 milhões de deficientes visuais, destes, aproximadamente 600 mil são totalmente cegas.

O Projeto #pracegover foi idealizado pela professora baiana Patrícia Braille que já utilizava os princípios de descrição de imagens, vídeos e postagens em seus materiais didáticos que ela desenvolvia para atividades pedagógicas.

Termo não é pejorativo

Algumas pessoas podem achar que a expressão #pracegover ou a palavra ‘cego’ são pejorativas, mas não são. São as palavras e expressões, segundo associações de deficientes visuais, adequadas para se reportar a quem possui esse tipo específico de deficiência. Segundo as entidades, os cegos se ofendem, na verdade, com a ausência de acessibilidade.

A expressão #pracegover é um trocadilho e tem função educativa e inclusiva, com o propósito claro de impactar e iniciar um debate sobre a necessidade de criação e implementação efetiva de mecanismos de atenção e inserção dos deficientes. A descrição, obviamente, não faz a pessoa cega enxergar, mas permite que aplicativos de áudio-descrição façam a leitura das postagens e desperta, nos não deficientes, a atenção às dificuldades e necessidades dos deficientes.

I Fórum de Mobilidade irá discutir políticas públicas para deficientes em Sorocaba

As demandas dos deficientes de Sorocaba e as ações que podem ser realizadas pelo poder público para gerar melhorias em sua qualidade de vida serão temas do I Fórum Municipal pela Inclusão Social, Mobilidade e Acessibilidade. Organizado conjuntamente por várias secretarias municipais, o evento tem como objetivo ouvir e absorver as principais reivindicações de deficientes e determinar ações práticas a serem implementadas a curto e médio prazo no município.

O Fórum será realizado no dia 27 de junho, das 8h às 13h no auditório da Secretaria de Igualdade e Assistência Social, na rua Santa Cruz, 116, Centro. Mais informações sobre como participar podem ser obtidas na Coordenadoria da Pessoa com Deficiência pelo telefone (15) 3224-4636. ou na própria Secretaria pelo telefone (15) 3219-1920.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias