Tags

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES), continua com as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e das febres zika e chikungunya. Agentes da saúde trabalharão em seis bairros.

Na manhã desta terça-feira, por conta da chuva em bairros isolados, a ação foi cancelada. No período da tarde, caso o tempo melhore, a previsão é de que o trabalho retorne ao normal. De acordo com a SES, nesta semana os agentes estarão nas ruas somente até quinta feira (27). Na sexta-feira (28), por conta do ponto facultativo em comemoração ao Dia do Funcionário Público, as ações não serão realizadas.

Conforme a SES, as visitas casa a casa serão realizadas no Parque São Bento, Vila Helena, Éden e Jardim Brasilândia. Os moradores receberão orientações sobre formas de prevenir as doenças e quais são os sintomas. Durante a visita, os agentes vistoriam as casas em busca de possíveis larvas do mosquito e objetos que podem acumular água.

Paralelamente às visitas, haverá nebulização no Jardim Flamboyant, Parque São Bento e Barcelona. Neste caso, será feita aplicação de inseticida nas residências. A Zoonoses afirma que os moradores são avisados com antecedência e devem abrir as janelas e portas, facilitando a passagem do produto entre os cômodos. Além disso, eles devem ficar fora da casa por 30 minutos após aplicação do produto.

A Zoonoses lembra que o cronograma semanal das atividades está sujeito a alterações devido às condições climáticas, o que pode acarretar no adiantamento das ações.

Casos

De acordo com o segundo Boletim Epidemiológico do ano dengue 2016 – 2017 (iniciado em 03 de julho), divulgado pela SES, até o momento, foram notificados 520 casos de dengue. Desses, 12 foram confirmados, sendo que três deles foram contraídos fora de Sorocaba.

Os números ainda apontam que para chikungunya as notificações ficaram em quatro casos, com a confirmação de um importado. Dois foram descartados e um ainda está sob investigação. No que se refere aos casos de zika, foram feitas 24 notificações com o descarte de um caso, enquanto que os demais 23 estão sob investigação.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias