Tags

Para o início do segundo semestre do ano letivo de 2016, a Urbes – Trânsito e Transportes adota a partir de segunda-feira (01) um esquema especial de trânsito com amarelinhos em operação nas proximidades das escolas, principalmente, aquelas que possuem histórico de tráfego intenso e que pode causar reflexos em importantes vias da cidade.

De acordo com estudos feitos pela Urbes, durante o período de aulas há um aumento de até 20% no número de veículos nas ruas. A frota de Sorocaba é composta por cerca de 450 mil veículos. O período de maior fluxo de veículos na cidade, denominado ‘horário de pico’ é o compreendido entre 6h às 8h e também entre 17h e 19h, de segunda a sexta-feira.

Amarelinhos posicionados

Os amarelinhos devem priorizar, nas primeiras semanas de retorno às aulas, algumas instituições de ensino realizando operações contínuas em pontos estratégicos do sistema viário que geram grande número de veículos nos horários de entrada e saída das aulas. As demais escolas serão monitoradas de acordo com a necessidade.

Também receberão atenção especial dos agentes todas as regiões em que há um aumento significativo da demanda veicular, entre elas, os principais corredores viários como as avenidas Ipanema, Itavuvu, General Carneiro, General Osório e Antonio Carlos Comitre, estendendo-se em alguns casos pontuais o monitoramento em praças como a Nove de Julho e a da Bandeira.

Central Semafórica

A participação da Central Semafórica instalada no Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbes é parte fundamental nessa operação, promovendo os ajustes dos semáforos nos principais corredores de destino aos estabelecimentos de ensino.

A Urbes possui 55 câmeras de vídeo monitoramento de trânsito em pontos estratégicos da cidade. As câmeras possuem rotação de 360º graus na horizontal e 180º na vertical e proporcionam um campo de visão que o agente de trânsito em campo nem sempre consegue visualizar. As Câmeras transmitem suas imagens para o CCO de Trânsito. Com o monitoramento da demanda veicular, por meio do Sistema de Câmeras, a Urbes promoverá os ajustes necessários nos tempos dos semáforos, contribuindo assim para aumentar a fluidez.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias