Tags

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira, 14, o vereador Fernando Dini (PMDB), presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Arena Multiúso, informou que, valendo-se de laudo da Corregedoria Geral do Município, a comissão concluiu que a queda da cobertura metálica da arena, ocorrida há dois anos, causou danos ao erário.

O parlamentar detalhou que o prejuízo apurado até o momento é de R$ 1.674.506,37. Desse valor, 145 mil reais são referentes ao pagamento do laudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). O restante refere-se à perda do prêmio de adimplemento, devido aos atrasos na entrega. Caso a obra fosse finalizada até o início da Copa do Mundo, a taxa de juros do financiamento realizado com o programa Desenvolve São Paulo seria de 2%; com o atraso, ela chegou a 8%.

Além disso, o presidente da comissão contou que os laudos do IPT comprovam que falhas no projeto e na execução da obra foram determinantes para a queda da cobertura metálica. “Está constatado que, se não fosse a ventania daquele dia, a cobertura iria ceder posteriormente, talvez em um dia em que o ginásio estivesse lotado, causando uma tragédia”, disse Fernando Dini.

O vereador informou ainda que encaminhou um requerimento ao Executivo solicitando informações concretas de quando será a entrega da arena, pois há duas equipes (de futsal e basquete) no município participando de competições nacionais e que precisam do local para sediar seus jogos. No requerimento, Dini questiona também se há um “plano B” caso o prazo tenha de ser prorrogado novamente.

Quanto ao prejuízo financeiro, o presidente da comissão informou que cabe agora à Prefeitura cobrar judicialmente ressarcimento por parte da empresa Progredior, responsável pela construção. “Não tenho a menor dúvida de que o Executivo não vai se privar de tomar as providências cabíveis”, finalizou.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba