Tags

A Comissão Especial criada na Câmara Municipal de Sorocaba para acompanhar e averiguar as denúncias de ilegalidades cometidas no Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, se reuniu na manhã desta quinta-feira (17) para determinar sua composição funcional.

Por unanimidade, o vereador Carlos Leite (PT) foi escolhido o presidente, e o vereador Marinho Marte (PPS) o relator. O terceiro membro da comissão é o vereador Irineu Toledo (PRB), militante pelos direitos dos animais.

Na ocasião, os parlamentares definiram as ações e medidas que serão adotadas pela Comissão nos próximos dias. Deliberou-se pela elaboração e encaminhamento de uma série de ofícios ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) solicitando informações e documentos referentes a denúncias que a Comissão recebeu.

Na mesma reunião, os vereadores ouviram membros do Conselho Municipal de Bem Estar Animal, que transmitiu diversas informações à Comissão, e que darão a tônica inicial das investigações.

Os vereadores Carlos Leite e Marinho Marte já realizaram uma série de questionamento à Prefeitura, via requerimentos. Alguns desses pedidos de informação ainda não foram respondidos pelo prefeito Pannunzio. Leite também fez pedidos de informações à Polícia Militar Ambiental, mas eles também não foram respondidos ainda.

A possibilidade de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito foi cogitada na reunião, como possível desdobramento das investigações da Comissão Especial, caso pessoas sejam convidadas a prestar depoimento mas se neguem.

Pesam sobre funcionários da Prefeitura a denúncia de uso indevido de animais do Zoológico em festas particulares, bem como realização de cursos a custos altos nas dependências do Parque, sem autorização oficial da Prefeitura. Também existem denúncias de extravio de animais.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba