Tags

,

A Comissão Especial da Câmara Municipal em prol da implantação da Universidade Federal de Sorocaba reuniu-se na tarde desta quinta-feira, 5, com um grupo de 21 professores do campus sorocabano da Universidade Federal de São Carlos que são contrários à emancipação da unidade, ao menos por enquanto. Segundo eles, no momento não há condições para que a UFSor seja implantada a partir do campus da UFSCar no município.

O presidente da comissão, Izídio de Brito (PT), e os vereadores Anselmo Neto (PP) e Luis Santos (Pros), ouviram dos professores que para ser criada uma universidade federal o Ministério da Educação exige no mínimo quatro programas de mestrado e dois de doutorado. Eles informaram que o campus da UFSCar em Sorocaba conta com oito programas de mestrado, mas nenhum de doutorado. O grupo também manifestou preocupação em perder a credibilidade da UFSCar, construída ao longo de 45 anos, que motiva instituições estrangeiras a procurarem a universidade para realização de programas educacionais e de pesquisa.

Em resposta, o vereador Luis Santos ressaltou a importância de se discutir a criação da UFSor e criar as condições necessárias para que isso aconteça. “Pode haver o interesse de se perpetuar essa falta de condições e assim a região jamais receberá sua universidade, ficará sempre dependente da UFSCar”. O parlamentar lembrou que o Plano de Desenvolvimento Institucional do campus estabelecia o compromisso de ser constituída a UFSor, e sugeriu a discussão de um plano de transição, para emancipação quando passado determinado período de tempo.

Os vereadores também salientaram aos professores que a partir do descumprimento dessa cláusula determinando a transição poderia ser impetrada ação de revogação da concessão do terreno onde o campus está instalado. “Por isso a comissão tem tratado o assunto com cuidado. Procuramos ouvir todos os lados, estamos à disposição de todos os interessados em apresentar seus pontos de vista”, disse Izídio de Brito.

Por fim, os vereadores e os professores planejaram uma visita conjunta, em data a ser combinada, ao campus da UFSCar em Sorocaba, para coletar dados e melhor orientar o trabalho da comissão.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba