Tags

,

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Área de Saúde Mental, promove neste sábado (29), das 9h às 14h, o evento Diversidade Cultural e Saúde. Trata-se de um debate aberto a profissionais da área, estudantes e comunidade em geral, que discutirá os caminhos e estratégias de cuidado em saúde mental, e assim garantir o princípio de equidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Apesar de um dos princípios do SUS ser a equidade, poucas estratégias concretas foram estruturadas de modo a garantir às pessoas em situação de vulnerabilidade maior acesso e qualificação do cuidado. A Política Nacional de Saúde Mental configura-se como uma importante estratégia de garantir às pessoas com transtornos mentais o reconhecimento do direito à saúde e à cidadania”, explica a coordenadora da Área de Saúde Mental da SES, Luciana Togni Surjus.

O secretário municipal da Saúde, Armando Raggio, será o coordenador do debate. Já estão confirmadas as presenças da secretária Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, Sandra Fagundes, e da presidente do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), Ana Maria Costa, que será a conferencista.

O encontro será realizado no auditório da Fundec, à rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro. Para participar, é preciso fazer a inscrição antecipadamente pelo e-mail alerodrigues@sorocaba.sp.gov.br, pois são oferecidas 200 vagas.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias