Tags

O bombeiro André Luiz Oliveira Gaidukas e os guardas civis municipais Anderson Alves Carvalho e Ricardo Corrá Bovino foram agraciados com o Título de Emérito Comunitário pela Câmara Municipal de Sorocaba, em sessão solene realizada na noite de terça-feira, 21, no plenário da Casa.

A homenagem foi uma iniciativa do vereador Fernando Dini (PP), que destacou os inestimáveis serviços comunitários realizados pelos homenageados para além de suas respectivas atuações profissionais. 

O vereador Fernando Dini presidiu a sessão solene e dividiu a mesa de honra com o comandante geral da Guarda Civil Municipal de Sorocaba, Davi Dutra, e o vereador da cidade de Araçoiaba da Serra, Manu da Cultura. Os homenageados estiveram acompanhados de sua esposas: Anderson Alves Carvalho e Patrícia Joana Pedroso; André Luís Oliveira Gaidukas e Danielle Gaiducas; e Ricardo Corrá Bovino e Elaine Fonda. O evento contou com apresentações musicais da cantora Teresa Baddini acompanhada pelo músico Gerluis Francisco Nogueira, ao teclado.

O parlamentar afirmou que os homenageados são “homens honrados, que desenvolvem seu trabalho de uma forma que dignifica a sociedade sorocabana” e enfatizou: “Eu me dirijo aos homenageados de uma maneira muito especial porque, além de tudo, tenho a oportunidade de contar com três grandes amigos, que se caracterizam pela lealdade, pelo companheirismo e pela vocação em trabalhar pelo bem comum” – afirmou Dini, que também enalteceu a Guarda Civil Municipal pelo papel que desempenha na defesa da sociedade.

“Atos de heroísmo” – “Os protagonistas desta noite solene são Anderson Alves de Carvalho, André Luiz Oliveira Gaidukas, Ricardo Corrá Bovino, três homens desprovidos das habilidades sobre-humanas dos heróis das histórias em quadrinhos, mas com a experiências em comum, pois todos eles salvaram dezenas e dezenas de vidas ao longo de suas trajetórias, repelindo o mal” – afirmou Fernando Dini em seu discurso, que foi antecedido por um depoimento emocionado do vereador em que falou da importância dos três homenageados em sua vida.

Fernando Dini destacou: “André Luiz Guaidukas acaba de retornar do desastre do Rio Grande do Sul, onde esteve nas cidades de São Leopoldo e Canoas salvando vidas em situações trágicas; Ricardo Corrá, entre dezenas de outros atos de heroísmo e salvamento de pessoas, já deteve estuprador que arrastava uma mulher pelo centro da cidade; e Anderson Alves de Carvalho já ajudou centenas de jovens, por meio dos esportes, a trilhar o caminho do bem, além de ter salvo pessoas da morte, como uma criança que se engasgou numa missa campal. Mas nenhum deles seria tão formidável se não fossem suas esposas, mulheres que são fundamentais em suas vidas” – acrescentou Dini.

“Espero que, com esse breve currículo, ninguém fale que estou aqui para homenagear amigos. Estou aqui para homenagear amigos que também são meus super-heróis, pessoas que fazem parte não só da minha vida, pessoas com quem aprendi e aprendo a cada dia, mas que também fazem parte da vida da cidade, devido ao zelo, ao comprometimento, ao amor e à solidariedade, à empatia e a compaixão com que se conduzem na vida familiar e profissional, sendo exemplos de cidadãos” – enfatizou Fernando Dini ao finalizar seu discurso.

“Eficiência social” – Anderson Alves de Carvalho nasceu em 27 de dezembro de 1973, em Ilhabela, filho de José Natanael de Carvalho e Jandira Alves Ribeiro. É casado com Patrícia Joana Pedroso há 23 anos e pai de quatro filhos. Possui diversos títulos de graduação e especialização, tem uma carreira de 26 anos na Guarda Civil Municipal e sempre trabalhou no apoio operacional. Integra a Escola de Formação da GCM, atuando como instrutor dos guardas municipais no procedimento e métodos de atendimento e abordagem policial de pessoas em situação de vulnerabilidade, buscando diminuir os riscos à integridade das pessoas e aumentando a eficiência social e a segurança do procedimento.

Também é atleta, praticando diversas modalidades esportivas, com destaque para a capoeira e o jiu-jitsu, atuando como professor nas duas modalidade. Desenvolve uma série de trabalhos sociais com diversas entidades, com destaque para a Associação Capoeira Liberdade, atuando junto a comunidades carentes. Também ministrou aulas no Grupo de Formação Cidadã (GFC) da GCM, com o Projeto Capoeira Cidadã, reconhecido em todo o país e incorporado pela Guarda Municipal da cidade de Juazeiro, na Bahia. Além dos trabalhos voltados para a comunidade negra, também atua em defesa das mulheres e em parceria com a Associação dos Transgêneros de Sorocaba.

“Salvar vidas” – André Luiz Oliveira Gaidukas nasceu em Sorocaba em 5 de setembro de 1983. É casado com Daniele Gaidukas, terapeuta ocupacional e também funcionária pública da Prefeitura de Sorocaba. É pai de dois filhos. Morador do Jardim Vera Cruz, é empreendedor e, desde muito cedo procurou ganhar seu próprio dinheiro, começando a trabalhar como engraxate aos 8 anos de idade. Aos 12 anos, vendia alface e fazia serviços de jardinagem. Aos 14 anos, teve seu primeiro emprego formal, com carteira assinada, em uma grande loja de eletroeletrônicos.

Aos 18 anos, realizou seu sonho de salvar vidas e se tornou bombeiro. Paralelamente, buscou o aperfeiçoamento técnico e acadêmico com diversos cursos, entre eles o de salvamento aquático, época em que também trabalhou como Guarda Vidas no Sesi de Sorocaba. Também trabalhou como socorrista em empresas de ambulâncias, resgate de rodovias e bombeiro de uma empresa multinacional, até ingressar na Prefeitura de Sorocaba como socorrista do Samu. Ocupou diversos cargos de chefia e de assessoria na Prefeitura, além de ter sido assessor parlamentar no Poder Legislativo.

Patrulhamento escolar – Ricardo Corrá Bovino nasceu em 8 de julho de 1979 e é funcionário público municipal há 26 anos, atuando na Guarda Civil Municipal, com diversos atendimentos de ocorrências que geraram prisões em flagrantes inclusive divulgadas pela impressa. Atualmente, integra a Classe Especial da corporação. Também ocupou vários cargos de direção na Prefeitura de Sorocaba, como gerente da Casa do Cidadão da Vila Hortência, chefe da Divisão Operacional de Trânsito e gestor de Planejamento da Secretaria de Segurança Urbana.

Também atua como instrutor de trânsito na Escola de Formação da Guarda Civil Municipal e atuou em diversas outras funções no serviço público, especialmente nas Casas do Cidadão, e possui diversos títulos de graduação e especialização. Além disso, trabalhou em diversos postos da Guarda Civil Municipal, prestando serviços à população no patrulhamento diurno e noturno de escolas e hospitais do município, além de atuar como agente de trânsito, sempre recebendo elogios por sua conduta funcional.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes socias do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook) nas quais já está disponível na íntegra.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba