Tags

O vereador Pastor Luís Santos (Republicanos) foi o convidado do programa “Bate-papo com os Vereadores”, realizado na tarde desta terça-feira, 21, pela TV Câmara Sorocaba. Na oportunidade, o parlamentar falou sobre o trabalho realizado em seu quarto mandato no Legislativo e abordou temas como empregabilidade, troperirismo e iniciativas sobre bem estar social.

Luis Santos falou sobre a 27ª edição do Mutirão do Emprego de Sorocaba, que será realizado no dia 28 de maio, uma das bandeiras do seu mandato. Ele destacou o trabalho para promover qualificação de pessoas através de emendas destinadas à Uniten (Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios), para ampliar a empregabilidade, inclusive com cursos destinados aos jovens do ensino médio.

O parlamentar explicou também as iniciativas referentes à área cultural de Sorocaba. Ele contou sobre a Lei 11.171/2015, que criou o Dia do Tropeio em 22 de maio, e a Lei 11.086/2015, que institui a cidade como capital do Tropeirismo. Luis Santos falou sobre a importância do tema, tanto para a cultura e tradição da cidade quanto para o desenvolvimento do turismo na região. Ele destacou a realização da tropeada, que percorre antigos caminhos de tropeiros com comitivas para manter viva a tradição. O evento será homenageado em sessão solene na Câmara, solicitada por Luis Santos, no dia 24 de maio, para  celebração do Dia do Tropeirismo e Semana do Tropeirismo.

Outro tema tratado na entrevista foi o Projeto de Lei nº 113/2024, de sua autoria, que proíbe a fabricação e comercialização de veículos movidos a hidrogênio provenientes da eletrolise da água em Sorocaba. “Gastar a nossa água potável para transformar em combustível, isso pra mim é um crime contra a humanidade”, disse. Segundo ele, é possível retirar o hidrogênio de resíduos orgânicos que são descartados pela cidade. “Se conseguirmos pegar esse lixo e transformar em hidrogênio pra utilizar nos veículos, ai tudo bem”, disse, citando ainda as possibilidades de utilização de bagaço de cana e de milho, entre outros resíduos do agronegócio. Luis Santos defendeu a preservação da água, lembrando que mais de 80 milhões de pessoas morrem por ano no mundo por falta de água tratada.

Amamentação – O vereador explicou sobre a iniciativa de criar o Projeto de Lei nº 79/2024, que garante às mães que estiverem amamentando seus filhos de até seis meses e forem prestar concurso público municipal poderão ter o direito de amamentar enquanto realizam as provas. “É um projeto de grande alcance humanitário e social e já foi solicitado por outras cidades”, contou.

No mesmo tema, o vereador contou sobre o projeto de Lei nº 142/2024, que dispõe sobre a implantação do “Kit Maternidade Solidária” no âmbito do município de Sorocaba. A ideia é ofertar para mães em condição de vulnerabilidade social um enxoval para a criança recém-nascida providenciada pela administração pública. “Tem tudo na questão de justiça e cuidado social, de bem-estar dessas mamães e crianças”, disse.

Calendário oficial – Outra iniciativa do Pastor Luis Santos é o projeto de Lei 141/2024, que institui no calendário oficial de eventos do Município de Sorocaba o “Dia da Cultura Nerd”, a ser celebrado anualmente no dia 25 de maio. O vereador explicou que o objetivo é tentar reunir a comunidade dos vários ramos que envolvem a cultura nerd. “Nossa luta é pra que os jovens tenham atividades sadias, sérias, que promovam seu bem estar e avanço social”, disse.

O parlamentar também é autor do projeto de Lei 245/2023, que institui e insere no calendário oficial o Dia Municipal de Combate ao Tabagismo e em Defesa da Vida Saudável a ser realizada no dia 31 de maio. “Um cigarro hoje carrega mais de 450 substâncias nocivas para o organismo humano”, destacou. Segundo ele, o projeto ainda aborda o alerta para outras substâncias, como bebidas alcoólicas, que tem tido o consumo ampliado cada vez mais. “Quem tem praticas negativas pra o corpo, uma hora vai fazer parte do custo para a cidade”, lembrou o vereador, citando o gasto com saúde destinado a pessoas vitimas das consequências do uso de substâncias nocivas.

Requerimentos – Luis Santos é autor de vários requerimentos destinados ao Executivo, entre eles o que pede um estudo técnico para otimizar o trânsito na Av. Comendador Pereira Inácio com a Av. Juvenal de Campos, e outras sugestões para melhorar a mobilidade no município, como implantação do sistema “onda verde” nos semáforos da Av. Gal. Carneiro e Dr. Armando Pannunzio, para coordenação de abertura e fechamentos dos sinais de acordo com o fluxo de automóveis, para evitar congestionamentos.  

O vereador também questionou a prefeitura sobre as ações realizadas para o combate de trabalho infantil nos semáforos do município. Ele destacou que a preocupação é com a exploração da mão de obra infantil e com os riscos causados pela atividade na rua.

Por fim, Luis Santos comentou sobre a solicitação de implantação do sistema de “Bueiro Ecológico” em Sorocaba, capazes de armazenar os resíduos recicláveis e orgânicos sólidos descartados nas vias públicas, e sobre a conscientização para a correta utilização dos contêineres para armazenamento de lixo nos bairros da cidade.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba