Tags

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do APL (Arranjo Produtivo Local) AgroTech, que está presente no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), proporciona, no próximo dia 27, às 15h, uma palestra on-line e gratuita cujo objetivo é preparar e orientar produtores e representantes de sindicatos e associações rurais de toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Serão abordadas aplicações específicas do contexto agro para a emissão desse documento que, a partir do dia 1º de maio, se torna obrigatória.

O prazo inicial, que seria em 1º de julho de 2023, foi prorrogado, pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), para a nova data, atendendo ao pedido da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná e de outros estados. De toda forma, essa é uma mudança que trará grande impacto ao dia a dia do produtor rural. Daí a importância da capacitação que está sendo oferecida.

Diante disso, e da constatação de que a maioria dos produtores da região ainda encontram dificuldades para a implementação das novas medidas e até mesmo na questão dos equipamentos a serem utilizados, é que os responsáveis pelo APL AgroTech decidiram realizar ações de sensibilização e treinamentos para fomentar o uso da NF-e pelo produtor, incluindo a palestra ‘Descomplicando a Nota Fiscal Eletrônica’, numa parceria com a Lastro Consultoria em Agronegócios.

Com a NF-e, os produtores poderão emitir suas notas de forma rápida e segura, eliminando erros de digitação e garantindo a precisão dos dados. Além disso, segundo destaca a Receita Federal, a obrigatoriedade da NF-e facilitará o controle fiscal e tributário, contribuindo para a transparência e regularidade das operações no setor rural. As tecnologias estão cada vez mais inseridas na rotina do campo e o Parque Tecnológico de Sorocaba tem justamente a função, por meio do APL AgroTech, de auxiliar produtores rurais, associações e cooperativas, nesse sentido, conforme destaca a presidência do PTS.

O APL Agrotech, instalado no PTS, congrega 13 municípios: Araçoiaba da Serra, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba e Tapiraí. No total, são 890 integrantes, dos quais 178 produtores individuais e cinco Associações, totalizando 87 produtores, além de seis cooperativas, com um total de 625 produtores. A capacitação está aberta a todos esses interessados.

Mais informações pelo telefone (15) 3316-2323.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias