Tags

Sorocaba, mais uma vez, foi contemplada no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana. Desta vez, recebeu menção honrosa na categoria “Iniciativas públicas em favor da mobilidade sustentável”, com o projeto “Sorocaba, cidade amiga dos ciclistas”.

O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é uma iniciativa da Plataforma Connected Smart Cities e do Portal Mobilidade Estadão, com apoio da Urucuia – Inteligência em Mobilidade Urbana. A proposta é premiar profissionais e iniciativas, públicas e privadas, que promovem a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva. Participaram da premiação 185 iniciativas de sucesso realizadas em todo o País.

O resultado foi anunciado na noite desta quinta-feira (13), durante o evento Parque da Mobilidade Urbana (PMU), em São Paulo. Participaram da cerimônia de premiação, representantes da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade (Semob).

O PMU é o maior evento do setor na América Latina. Além da premiação, ele abrange projetos de mobilidade executados em todo o Brasil, contando com ações interativas e conteúdo exclusivo, com o objetivo de proporcionar imersão nesse segmento.

As categorias em disputa no prêmio foram: Iniciativas em favor da mobilidade sustentável (Categoria Pública e Privada); Iniciativas que inovam e transformam (Categoria Pública e Privada); Iniciativas em favor da segurança viária; Iniciativas em favor da mobilidade ativa; Carreira Inspiradora em Mobilidade Urbana; Mulheres que Inspiram na Mobilidade Urbana.
Mais detalhes podem ser obtidos pelo portal: https://parquedamobilidadeurbana.com.br/.

No ano passado, Sorocaba recebeu menção honrosa pela implementação do Sistema Bus Rapid Transit (BRT).

Sorocaba, cidade amiga dos ciclistas
Atualmente, Sorocaba conta com uma ciclovia de 128 quilômetros de extensão. É possível se deslocar da zona sul a norte sem sair das pistas. Além da infraestrutura cicloviária, a Prefeitura retomou depois de anos, o “Pedala Sorocaba”, que atrai milhares de ciclistas para a prática do ciclismo de lazer.

Sorocaba dispõe ainda do Integrabike, sistema de bicicletas públicas que conta com 15 estações em diversos pontos da cidade. Ao todo, são 315 vagas de parada e um total de 210 bicicletas para empréstimo, sendo 165 para adulto (aros 24 e 27) e 45 delas com tamanho reduzido (aro 20), para uso infantil. O diferencial para outras cidades, é que o usuário pode utilizar as bicicletas gratuitamente. Em 2023 foram realizados 41.890 empréstimos e o sistema possui mais de 25,7 mil usuários cadastrados.

Sorocaba, por meio dos programas de incentivos a utilização da bicicleta, tornou-se referência no Brasil e mostrou à população e para todo o país, que é possível através de investimentos em programas ciclísticos e infraestrutura cicloviária, melhorar a cidade e proporcionar aos cidadãos mais saúde e qualidade de vida.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias