Tags

Dedicação, força de vontade e trabalho duro são características semelhantes dos moradores de Sorocaba que destinam parte do tempo livre para fazer o bem.

Exemplos de preocupação com o próximo, com o bem público e o meio ambiente, os munícipes Paulo Alexandre Mancuzo e o aposentado João Batista dedicam parte do dia para manter terrenos públicos limpos e longe de animais peçonhentos.

Eles integram a relação de cidadãos que pedem autorização à Prefeitura de Sorocaba para cuidar daquelas áreas públicas não edificadas em diversas regiões da cidade. Por meio da Sessão de Fiscalização de terrenos, da Secretaria de Segurança Urbana, qualquer pessoa consegue se tornar cuidador desse tipo de espaço por meio de uma permissão de uso de área pública.

Para o vendedor, Paulo Alexandre, que vem há quatro anos mantendo a área próxima ao Jardim do Paço limpa, o grande prêmio por seu trabalho é ver a filha colhendo frutas frescas das árvores que foram plantadas na área. “Ela sempre vem aqui pegar frutas”, acentua o pai orgulhoso. Ao longo dos anos, o morador construiu uma horta no local e fez a plantação de aproximadamente 60 árvores, a maioria frutíferas.

Sempre ligado nas questões ambientais da cidade, Paulo conta que, mesmo quando morava em outro município, observava os mutirões de plantio em Sorocaba. “Sempre achei legal, mas não participava por, ainda, não morar em Sorocaba”, explicou.

Outro exemplo de dedicação vem do aposentado João Batista. Morador do Sorocaba Park, ele vem dedicando os momentos livres para manter limpo um terreno em frente a sua casa. “Os vizinhos descartavam lixo no terreno, tinha mato alto e animais peçonhentos que invadiam as casas”, lembra com tristeza. Foi em 2015 que essa realidade mudou, transformando a visão que os moradores do bairro tinham da área. João Batista dedicou-se em fazer a limpeza, cercar e criar uma horta no local. Do plantio que realizou, sendo a maior parte de fruteiras, 5% das árvores são nativas.

O aposentado conta entusiasmado que já morou em diversas regiões do país, mas diz que Sorocaba é a primeira cidade que disponibiliza um terreno público aos cuidados dos moradores.

A permissão

De acordo com a chefe de Seção de Fiscalização de Permissão de Uso, Cleonice Santos, o total de permissões e concessões em vigência é de 747 áreas. Segundo ela, quem tem interesse em receber a permissão deve ir até a sede do setor, que fica na Vila Senger (Rua General Antunes Gurjão, 267) para preencher um requerimento justificando a razão do pedido. No mesmo documento deverão ser informados o endereço da área, tamanho e qual a destinação esse morador vai dar para o terreno.

A chefe de sessão ressalta que as áreas públicas não podem ser usadas para uso de comercialização ou qualquer outra vantagem financeira. “Todo esse trâmite leva de três a quatro meses para ser concluído, sendo deferido ou não”, apontou.

A permissão de uso para plantio é de 48 meses, após esse prazo é responsabilidade do permissionário comparecer a sede da fiscalização e solicitar a renovação”, finaliza a chefe de sessão.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias