Tags

,

A Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) promove nesta terça-feira (3), das 8h às 14h, o 3º Fórum da Inclusão de Sorocaba, que reunirá instituições do Poder Público e da sociedade civil para debater o tema “Desafios da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”, no auditório da Secretaria da Igualdade e Assistência Social (Sias), localizada à Rua Santa Cruz, 116, no Centro.

A programação é aberta a todos os interessados e o formulário de inscrição está disponível no site cidadania.sorocaba.sp.gov.br.

O Fórum da Inclusão de Sorocaba marca a passagem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Sua proposta é debater temas relativos aos direitos das pessoas com deficiência, prestação de contas e facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo Poder Público e entidades civis. “É uma oportunidade de ampliarmos as discussões de políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência que permitam a inclusão social e o exercício pleno da cidadania, mas que ultrapassem o senso comum de restringir o debate a questões da acessibilidade motora”, destaca a secretária Suélei Gonçalves.

Segundo a coordenadora de Desenvolvimento Social da Pessoa com Deficiência da Secid, Sandra Mara de Moraes, as mudanças no cenário no mercado de trabalho brasileiro motivaram a escolha do tema da terceira edição. “Pretendemos mostrar os principais desafios e possibilidades para aproximar oportunidades de qualificação profissional, as empresas e pessoas com deficiência que buscam por emprego”, explica. Entre as instituições participantes, a programação conta com o apoio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPcD).

Programação

De acordo com a programação, o Fórum da Inclusão começará às 8h, com um café da manhã e credenciamento dos participantes que tenham se inscrito previamente por meio do site cidadania.sorocaba.sp.gov.br. A abertura oficial se dará às 9h, com pronunciamento de autoridades e uma apresentação do “Inclusão na Lata”, canal de vídeos do Youtube que, desde novembro de 2017, apresenta, de forma inteligente e divertida, informações relacionadas ao universo da pessoa com deficiência.

A sequência prevê as seguintes palestras: Diretoria Regional do Trabalho do Ministério da Economia, sobre a fiscalização da legislação trabalhista; do Programa Embaixadores da Inclusão e da Alegria, da Padaria Real; do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), sobre atendimento digital, aposentadoria e atendimento à reabilitação; e do Conselho Regional de Psicologia (CRP), sobre trabalho e saúde mental.

Após um intervalo, o cronograma será retomado às 13h, com apresentações sobre oportunidades de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter), por meio da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten) e do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), e o Senac Sorocaba; e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 24.ª Subseção de Sorocaba, que vai abordar aspectos ligados à legislação, direitos e benefícios.

O formulário de inscrição está disponível no site cidadania.sorocaba.sp.gov.br. Mais informações com a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Secid, pelo telefone (15) 3224-4636.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias