Tags

O público do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” poderá participar neste sábado (30), das 9h às 12h, de uma programação especial em comemoração ao Dia Nacional da Onça-Pintada e ao Dia Mundial do Tamanduá, ambos celebrados nesta sexta-feira (29).

Promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), as atividades de Educação Ambiental visam celebrar as datas e mostrar a crianças, jovens e adultos as características e curiosidades desses animais para sensibilizá-los sobre a importância da conservação das espécies e da natureza.

A programação contará com uma exposição com materiais que fazem parte do acervo do Museu de Zoologia do zoo e que estão relacionados às onças-pintadas e aos tamanduás. A exposição ocorrerá no quiosque em frente ao recinto do tamanduá-bandeira e contará com peças, como crânios, pegadas, animais empalhados, entre outros. Além da exposição, as crianças poderão colorir desenhos ou preencher atividades sobre as onças e os tamanduás.

Em todo o mundo existem quatro espécies de tamanduás, sendo que três deles vivem no Brasil: o tamanduá-bandeira, o tamanduá-mirim e o tamanduaí, que é o menor de todos. Infelizmente, tanto o tamanduá-bandeira quanto o tamanduaí estão ameaçados de extinção devido ao desmatamento.

A onça-pintada é o maior felino das Américas e está ameaçada de extinção, principalmente por conta do desmatamento das florestas onde vive. Para ajudar na conservação da espécie, há pouco mais de um ano o governo brasileiro passou a reconhecer as onças-pintadas como símbolo brasileiro da conservação da biodiversidade

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, não há necessidade de se inscrever antecipadamente. O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias