Tags

,

Para atender uma solicitação feita por integrantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPcD), os novos abrigos de ônibus do Sistema BRT receberam adesivos com o símbolo da comunicação universal que identifica o espaço destinado às pessoas que utilizam cadeiras de rodas. Com os adesivos, o espaço destinado às pessoas com mobilidade reduzida fica mais evidente à população, que pode contribuir com o respeito às diferenças.

Os novos pontos de ônibus instalados nos corredores do BRT foram pensados em proporcionar mais acessibilidade, já que 50 metros de sua extensão possuem piso podotátil de alerta e de direcional, e o passeio público nesse trecho está nivelado.

Ainda que seja uma realidade distante nas cidades brasileiras, a mobilidade acessível está prevista, para implantação a médio e longo prazo, no Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana (PDTUM) de Sorocaba, por meio de projetos de melhoria do passeio público e políticas públicas que envolvam o engajamento de várias secretarias municipais.

Os novos pontos de ônibus do Sistema BRT contemplam, em partes, essa acessibilidade, já que contarão com piso podotátil, sinalização indicativa de espaço para os cadeirantes e demais adequações contempladas em cinquenta metros das novas paradas do transporte coletivo. Já as estações do BRT terão placas em braile com informações sobre as linhas de ônibus atendidas naquele local.

Melhorar a acessibilidade ao transporte coletivo é uma premissa da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade da Prefeitura de Sorocaba, que estabelece às empresas as rampas de acesso a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Atualmente, 100% da frota do transporte coletivo urbano já possui esse equipamento.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias