Tags

Iniciativas de saúde e higiene bucal vêm sendo negligenciadas em Sorocaba. De acordo com informações da Prefeitura, desde 2014 nenhuma criança recebe os kits individuais distribuídos até então pelo município com escova de dente e pasta líquida nas escolas municipais.

A medida, criada para promover práticas saudáveis e também fornecer suporte aos pais que não tinham condições de adquirir com regularidade os itens, não foi vista como prioridade pelas gestões que passaram e hoje a Prefeitura não disponibiliza nenhum tipo desse material pessoal às crianças dos Centros de Educação Infantil.

Realizando um projeto intitulado Raio-X da Educação, o vereador Péricles Régis (MDB) já começou a série de visitas que deve percorrer todas os CEIs da cidade. No local, o parlamentar faz uma lista dos materiais que a unidade apresenta com objetivo de apontar melhorias. “A questão da saúde bucal me chamou a atenção nas escolas que já visitei. A prática de higiene é fundamental e apesar dos esforços dos educadores em promover diariamente o hábito da escovação, nem todos os alunos podem ter acesso em casa à escova em condições de uso e pasta por questões financeiras. Ao mesmo tempo, está entre as propostas do Estudo do Plano Nacional pela Primeira Infância, realizado pelas instituições de Educação Infantil do Município de Sorocaba, que contavam com o retorno de projetos destinados a cuidados básicos e higiene pessoal das crianças. Como não vi nenhuma iniciativa nesse sentido e uma real necessidade, questionei a Prefeitura sobre essa ação”, diz Péricles.

Além da descontinuidade da distribuição de kits, o vereador também identificou falhas no atendimento de trailers para atendimento odontológico. Sorocaba possui, de acordo com resposta de requerimento, três unidades móveis, mas, um deles está parado com problemas estruturais e o outro permanece na Policlínica com serviço de prótese dentária. “Em resumo, para atender as crianças, só temos uma unidade móvel de saúde bucal em Sorocaba para mais de 27 mil alunos matriculados, do berçário ao pré. Mais uma vez é possível notar a negligência com esse tipo de cuidado”, ressalta o vereador.

A Prefeitura informou que o trailer que está estacionado em escola municipal e, portanto, sem uso, aguarda os trâmites para a compra de material e realização de reparos. Quanto aos kits, citou que há previsão orçamentária de R$ 20 mil para 2020, valor, no entanto insuficiente para o atendimento da rede.

Diante dessa problemática o vereador se reuniu com a equipe responsável pelo atendimento odontológico do município para verificar possíveis soluções para a falta de atendimento na cidade. O resultado dessas reuniões será o encaminhamento de R$ 826.644,00, valor de emenda impositiva, para a recuperação de ações dedicadas à saúde bucal de crianças. Com essa destinação o trailer será inteiramente equipado, uma nova unidade móvel será comprada (um furgão consultório) para realizar o atendimento nas escolas das crianças de 0 a 4 anos da rede e escovas de dente serão entregues a todos os alunos das unidades de CEI e ensino fundamental ao longo de 2020. “Acredito ser uma ação efetiva para solucionar o problema. As crianças não vêm recebendo nem os materiais necessários para realizar a higiene e nem o atendimento com os dentistas. Com esse encaminhamento de verba, vamos colocar os dois programas em ação e acabar com esse déficit no próximo ano”, afirma o vereador que espera que a ação seja continuada pela próxima gestão que assumir o executivo. As discussões finais sobre emenda impositiva devem ocorrer em segunda discussão na próxima semana.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba