Tags

O Procon Sorocaba realizou, nesta segunda-feira (11), uma nova fiscalização orientadora em correspondentes bancários.

A ação, com foco nos idosos, é uma continuação do trabalho iniciado no dia 1º de outubro, data em que é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa.

O objetivo da fiscalização é combater a prática de concessão de empréstimos abusivos e aos quais os idosos estão suscetíveis, principalmente, mediante falsas promessas de negócios, por exemplo. Por isso mesmo, o Procon alerta para medidas mais simples que podem evitar problemas desta natureza.

Acima de tudo, é importante que o idoso avalie a real necessidade de contrair um empréstimo, considerando sua necessidade. Outra ação, e esta mais fácil pensando-se, também, na segurança, é cadastrar todos os números de telefone que oferecem serviços, empréstimo ou que solicitam dados pessoais nos bloqueios de telemarketing. A medida ajuda a alimentar o banco de dados do Procon, do Ministério Público e da ANATEL de modo a que estes organismos possam conhecer a atuar sobre essas empresas.

Além disso, o controle das despesas, por meio de um orçamento familiar planilhado, pode ajudar a manter o controle, evitando assim, que empréstimos desnecessários sejam feitos.

Em caso de dúvidas, ou mesmo mediante algum tipo de ocorrência na qual o consumidor se sinta lesado, deve-se procurar uma das unidades do Procon para esclarecimentos ou registro de queixas. Além dos espaços físicos, também é possível fazer denúncias pelo telefone 151 ou 156, pelo site do órgão por meio do link: http://procon.sorocaba.sp.gov.br/denuncia/ ou até mesmo baixando o aplicativo “Procon Sorocaba” de forma gratuita, sem precisar se dirigir a uma unidade de atendimento presencial.

Veja abaixo os locais onde o órgão.
Unidade Administrativa
Av. Antonio Carlos Comitre, 331 – Parque Campolim (ao lado do prédio da Justiça Federal).
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Casa do Cidadão Ipanema
Av. Ipanema, 3.349 – Vila Helena.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Casa do Cidadão Nogueira Padilha
Av. Nogueira Padilha, 1.460 – Vila Hortência.
Segunda a sexta-feira, 8h às 16h.
Casa do Cidadão Paço Municipal
Av. Engº Carlos Reinaldo Mendes, 3041 – Alto da Boa Vista.
Segunda-feira, das 8h30 às 16h30.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias