Tags

As aulas nas na Escola Municipal ‘Luiz Almeida Marins’, no bairro Júlio de Mesquita Filho, serão facultativas nesta quinta e sexta-feira (dias 31/10 e 1º/11), enquanto a Secretaria da Educação não receber o laudo da Defesa Civil atestando a situação do imóvel, que apresenta rachaduras.

O caso tem gerado temor de pais e alunos. A Prova Brasil, que seria aplicada amanhã aos alunos dessa unidade, está suspensa.

Ambas as decisões foram definidas em reunião nesta tarde, no Centro de Referência em Educação (CRE), com a participação dos vereadores Rodrigo Manga (DEM) e Vitão do Cachorrão (MDB) e do secretário da Educação Wanderlei Acca, além de líderes comunitários e pais de estudantes.

“Tratam-se de soluções momentâneas, mas a Secretaria da Educação compromete-se em estudar e apontar, posteriormente, uma solução definitiva. Enquanto isso, o secretário ainda frisou que os 760 alunos dessa escola no bairro Júlio de Mesquita Filho serão realocados para outras unidades de ensino nas adjacências”, frisa Manga.

Pela manhã, o grupo de pais e alunos esteve na Câmara Municipal e depois participou da reunião no CRE. A ideia era, inicialmente, levar o caso ao Ministério Público, o que foi descartado após a reunião. Uma comissão, constituída de cinco pais de alunos, irá acompanhar os desdobramentos de ações alusivas à na Escola Municipal ‘Luiz Almeida Marins’.

Num primeiro momento, a Defesa Civil informou que a escola não teria risco de colapso estrutural. Apenas a área do vestiário foi interditada, porém, a Secretaria da Educação aguardava ainda receber o documento que atestaria a completa segurança na unidade de ensino.

Quanto à Prova Brasil, a comunidade escolar e as autoridades de educação terão até o dia 1º de dezembro para definir uma nova data e local para aplicação. Mas caso isso não ocorra, o secretário, de antemão, foi informado que mesmo assim os estudantes ou o estabelecimento de ensino não teriam prejuízo e ficariam de fora este ano da Avaliação Nacional do rendimento Escolar, também conhecida como Prova Brasil.