Tags

O professor e campeão de jiu-jitsu Alexandre Ribeiro de Godoy, que já conquistou o título mundial na modalidade e desenvolve projetos sociais em Sorocaba, foi homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene da Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira, 24, por iniciativa do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que ressaltou o trabalho do homenageado na divulgação do nome de Sorocaba no Brasil e no mundo, através do esporte.

Além de João Donizeti, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: Roberto Marques, representando a Secretaria de Esportes e Lazer; Eduardo Godoy, representando a Academia Xteam; e Douglas Bertolazzo, amigo do homenageado, representando a Independente. O evento contou com apresentações de jiu-jitsu das crianças orientadas por Alexandre Godoy e João Donizeti parabenizou o homenageado por cultivar com as crianças e jovens valores positivos como o respeito, a dedicação, a disciplina.

João Donizeti ressaltou a importância do trabalho do professor, inclusive no âmbito do esporte, enfatizando que o homenageado desenvolve justamente esse papel. E salientou as dificuldades enfrentadas pela carreira de professor, nem sempre valorizada em termos salariais, conforme enfatizou. “O professor, na área do esporte, também tem uma função social importantíssima. Nesse âmbito é que se encontra o professor Alexandre Godoy, o Xandão”, ressaltou João Donizeti, lembrando que realizar um trabalho social com jiu-jitsu sempre foi um grande sonho do homenageado.

O homenageado – Homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano, o professor e campeão de jiu-jitsu Alexandre Ribeiro de Godoy, conhecido como Xandão, está radicado em Sorocaba desde os 7 anos de idade. Aos 40 anos, trabalha há 15 anos como metrologista na empresa MEC-Q, que integra o Grupo Trescal. Trabalhou também em outras empresas, entre elas, o Grupo Schaefler, no Éden.

Professor de jiu-jitsu desde 2004, é faixa preta nessa modalidade de luta e conquistou dezenas de títulos, entre eles, o de Campeão Mundial em 2009, 2015 e 2018. Foi também Campeão Brasileiro e Campeão Regional, além de ter sido por 18 vezes Campeão Paulista. É proprietário de uma academia no Bairro do Éden, com aproximadamente 130 alunos.

Nesse ano de 2019, criou a Liga Sorocabana de Jiu-Jitsu com o objetivo fortalecer a modalidade esportiva e, sobretudo, desenvolver projetos sociais. O atleta também integra a Federação Paulista de Jiu-Jitsu, a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu e a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba