Tags

O engenheiro civil Túlio Pereira Barbosa, um dos responsáveis pela construção de cerca de 50 mil unidades habitacionais, a maioria delas no Estado de São Paulo, inclusive na região de Sorocaba, foi homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano, por iniciativa do vereador Engenheiro Martinez (PSDB).

A honraria foi entregue ao homenageado em sessão solene realizada na noite desta terça-feira, 22, no plenário da Câmara Municipal.

Além de Martinez, a mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: secretário do Gabinete Central da Prefeitura, advogado Márcio Rogério Dias; secretário de Planejamento e Projetos, Fábio de Castro Martins; secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Sérgio Barreto; e o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, José Carlos Carneiro.

Em seu discurso de saudação ao homenageado, Martinez enfatizou a importância do setor da construção civil para a economia e a relevância do papel do engenheiro civil na sociedade. O vereador observou que um levantamento da Fundação Getúlio Vargas, divulgado no início deste ano e com base em dados fechados de 2017, apontou que o déficit habitacional no Brasil alcançou a cifra de 7,78 milhões de moradias.

“Trata-se de um grave problema social, que, na prática, se desdobra em dois: além da falta de moradia, esse déficit também significa aumento do desemprego, porque a construção civil é o setor da economia que, historicamente, mais incrementa o mercado de trabalho. Construir moradia, como faz o engenheiro Tulio Barbosa, é, portanto, proporcionar casa e emprego para a população ao mesmo tempo”, afirmou o vereador.

O engenheiro Túlio Barbosa agradeceu a Câmara Municipal, especialmente o vereador Engenheiro Martinez, pela homenagem e disse que Sorocaba sempre despertou sua atenção, devido ao seu desenvolvimento. E enfatizou que, desde 1998, está presente em Sorocaba, construindo moradias. “Trabalhando com habitação, contribuímos com segurança, com saúde pública, e Sorocaba é um exemplo entre as muitas cidades em que atuo. Gostaria que o Brasil se espelhasse no desenvolvimento que Sorocaba teve nas últimas duas décadas”, arrematou.

O homenageado – Mineiro de Belo Horizonte, onde nasceu em 1971, Túlio Pereira Barbosa formou-se em Engenharia Civil na Universidade Federal de Minas Gerais. É pós-graduado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral e tem MBA em Finanças pelo IBMEC de São Paulo.

Em 1994, ainda como quartanista de Engenharia, começou a trabalhar como estagiário na MRV. Em 1997, depois de formado, veio para o Estado de São Paulo. Assumiu a coordenação das obras da MRV no interior paulista, atuando em Sorocaba, Americana e Piracicaba e várias outras cidades. Atualmente, é responsável pela produção da empresa desde o Estado de São Paulo até o Rio Grande do Sul, contabilizando cerca de 50 mil unidades habitacionais em seu currículo, a maioria no Estado, inclusive em Sorocaba.

O evento, que contou com apresentações musicais de Auro Camargo (teclado e voz) foi transmitido ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET; e Canal 9 da Vivo) e poderá ser visto na íntegra no portal da Casa.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba