Tags

Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba implantada com o objetivo de facilitar o acesso por quem procura por uma oportunidade de colocação ou recolocação profissional, os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) nas Casas do Cidadão completam sete meses nesta terça-feira (29), levando aos bairros os mesmos serviços prestados pela unidade central.

Segundo levantamento da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid), as seis unidades descentralizadas prestaram 16.887 atendimentos entre os meses de março e setembro de 2019.

Mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter), o PAT serve como intermediário entre as empresas que oferecem vagas e os trabalhadores na busca por inserção ou reinserção profissional. Diariamente realizam atendimentos envolvendo cadastro do trabalhador no Sistema Emprega, consulta por vagas e encaminhamento para entrevista de emprego. Os munícipes também podem se inscrever no Programa Time do Emprego e no Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF).

O secretário da Sedetter, Robson Coivo, ressalta que os PATs instalados nas Casas do Cidadão oferecem o mesmo tipo de atendimento, sendo que anunciam as mesmas vagas de emprego da unidade central, pois operam com o mesmo sistema. “A descentralização do PAT aproxima esse serviço dos trabalhadores, pois nessa condição, as pessoas, muitas vezes não dispõem de recursos para ir de um lado a outro”, explica. Para a secretária da Secid, Suélei Gonçalves, os primeiros meses dos serviços do PAT confirmam o papel das Casas do Cidadão como o canal mais próximo da Prefeitura com a população. “Com o tempo, mais pessoas estão conhecendo e procuram pelo PAT nas Casas do Cidadão por se tratar de um serviço nos bairros; o que possibilita também um atendimento mais rápido”, acredita.

Os serviços do PAT nas Casas do Cidadão começaram em março, nas unidades Itavuvu (4.667 atendimentos), Ipanema (4.568 atendimentos) e Ipiranga (4.318 atendimentos); abril, no Éden (2.095 atendimentos); maio, em Brigadeiro Tobias; e julho, na Nogueira Padilha (610 atendimentos).

O horário de atendimento ao público em todas as unidades é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16. Para realizar o cadastro no Sistema é necessário que o candidato apresente a carteira de trabalho, CPF, RG e número do PIS.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias