Tags

O empresário catarinense Adir Comunello, fundador do Instituto Magnus, que treina cães-guias para deficientes visuais, foi homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano pela Câmara Municipal de Sorocaba, por iniciativa do vereador Hélio Brasileiro (MDB).

A honraria foi entregue em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira, 17, no plenário da Casa, com a presença de familiares e amigos do homenageado.

Além de Hélio Brasileiro, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: prefeito de Salto de Pirapora, Joel Davi Haddad; presidente da Câmara Municipal de Salto de Pirapora, Matheus Marum; presidente da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, padre Flávio Jorge Miguel Júnior; gerente comercial da Adimax, Irineu Biava; Patrícia Machado, representando os colaborares da Adimax; e Romildo Pinto, funcionário mais antigo da Adimax.

Dr. Hélio Brasileiro contou que conheceu Adir Comunello, anos atrás, como seu médico, sem saber da extensão de seu trabalho social, como idealizador do Instituto Magnus voltado para a formação de cães-guia para deficientes. O vereador lembrou que, em seu terceiro ano de mandato, concedeu apenas um título de cidadania, ao arcebispo de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, e não hesitou em conceder essa honraria a Adir Comunello em virtude da relevância de seu trabalho de inclusão das pessoas com deficiência.

O vereador Dr. Hélio Brasileiro é autor da Lei 11.608, de 22 de novembro de 2017, que procura conscientizar a população acerca do direito das pessoas com deficiência visual, bem como do membro da família socializadora, de ingressarem e permanecerem acompanhados de cão-guia em estabelecimentos comerciais. A referida lei torna obrigatória a colocação de um cartaz nos estabelecimentos comerciais informando a população sobre esse direito. “Compartilhamos o mesmo ideal de servir e não passar por essa vida sem deixar um legado”, afirmou o vereador.

“Empreendedor de bondade” – Padre Flávio disse ter ficado admirado ao conhecer o trabalho social do homenageado, que, segundo ele, é realizado com padrão de primeiro mundo. “Nunca vi algo daquele porte. É o trabalho de um empreendedor de bondade”, afirmou o padre, lembrando que o homenageado também doou a reforma de quatro quartos da Santa Casa.

O presidente da Câmara Municipal de Salto de Pirapora, Matheus Marum, ressaltou a importância da empresa do homenageado para a economia de seu município e da região, gerando empregos e apoiando projetos sociais. Já o prefeito Joel Davi Haddad ressaltou que Amir Comunello é um homem que não fala em crise, pois está sempre disposto a agir.

Funcionários e colaboradores da empresa Adimax e do Instituto Magnus, entre eles, pessoas com deficiência visual, também deram depoimentos emotivos durante a sessão solene, ressaltando o trabalho social do homenageado.

O empresário Adir Comunello agradeceu o vereador Dr. Hélio Brasileiro pela homenagem, ressaltando que admira a trajetória de homem público do vereador. E agradeceu a região de Sorocaba por acolher a Adimax, quando a empresa ainda era um empreendimento modesto. “Foi com a Adimax que eu consegui que muitas pessoas protagonizassem sua história”, ressaltou.

“Certa vez eu li que ‘o sucesso de uma empresa vai muito além do lucro’ e foi com base nessa premissa que começamos a entender nosso papel na sociedade, norteando todos os nossos projetos. Nosso proposito é simples e direto: amparar idosos e pessoas com deficiência”, ressaltou Comunello.

O homenageado – Agraciado com o Título de Cidadão Sorocabano, o empresário Adir Comunello é catarinense de Salto Veloso, onde nasceu em 1960. Formado em Economia e Contabilidade pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), começou a trabalhar na pré-adolescência, como ajudante de ônibus de seu pai.

Aos 16 anos, ingressou no Grupo Perdigão, onde começou como jardineiro e passou para a o setor administrativo, trabalhando na empresa durante 20 anos até resolver montar seu próprio negócio, em sociedade com um amigo, dono de uma pequena fábrica no norte do Paraná. Em 2000, montaram a Adimax, em Salto de Pirapora, que produz alimentos para cães e gatos e tem como marca o Cão Magnus.

A empresa patrocina o Magnus Futsal, do jogador Falcão, e apoia vários projetos sociais, voltados para o futebol e o futsal, beneficiando pessoas com deficiência visual, amputados, Síndrome de Down, além de projetos voltados para crianças. Adir Comunello também criou o Instituto Magnus, inaugurado em setembro de 2018, com o objetivo de treinar cães-guias para deficientes visuais, entregues gratuitamente.

A sessão solene contou com apresentações musicais da Banda Super Visão, formada somente por deficientes visuais da Escola de Música BR Music School, e com uma apresentação cultural do Grupo Felicidade Down. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET; e Canal 9, da Vivo).

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba