Tags

A prefeita Jaqueline Coutinho abriu sua semana de trabalho, na manhã desta segunda-feira (14), determinando ao grupo multiprofissional que trata o projeto de revitalização da área central da cidade que, pelo menos, a Praça Coronel Fernando Prestes seja remodelada e cuidada para as festividades de final de ano.

Jaqueline participou do segundo encontro sobre o assunto e ouviu de seus colaboradores as propostas para trazer ao centro de Sorocaba uma nova roupagem, baseada em paisagismo, limpeza, remodelação e destinação de espaços. A partir daí, o projeto prevê a ocupação das áreas por meio de atividades culturais, esportivas e de lazer.

Justificado o fato de que não há recursos para a implementação das propostas, a prefeita pediu para que seja realizada uma intervenção temporária como forma de garantir aos cidadãos um ambiente mais bonito, seguro e que reavive o orgulho dos sorocabanos. “Precisamos resgatar o fluxo da área central e, principalmente, a história da cidade. Essa é uma ideia para a cidade toda, por meio de seus parques e praças. Mas, hoje, só podemos fazer isso na praça, transformando-a em um espaço de lazer, de acolhimento, de pertencimento”, assentiu.

Neste sentido, as ações das pastas envolvidas – Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema); Cultura (Secult);  Planejamento e Projetos (Seplan); Urbes Trânsito e Transportes, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) – da parceria com a Associação Comercial de Sorocaba (Acso) e com o Legislativo, por meio dos vereadores Luiz Santos e Hudson Pessini, deverão focar no tema do Natal para trazer uma nova composição para a praça central. O projeto de revitalização vai ao encontro da necessidade de comerciantes que pedem uma dinâmica mais eficaz no controle do comércio ambulante, das pessoas em situação de rua e, até mesmo, dos guardadores que carro que agem em diversas ruas.

Para o presidente da Acso, Sérgio Reze, o primeiro passo é combater esses problemas de origem social e, então, oferecer aos cidadãos e frequentadores do centro a oportunidade de desfrutar do espaço público.

Com o olhar voltado para a implementação total do projeto de revitalização, a prefeita garantiu que medidas serão tomadas para contribuir com a retomada da ocupação do centro de Sorocaba enquanto área de convivência. “O centro é o que vemos. E hoje não estamos satisfeitos com o que está lá. Então, precisamos começar a fazer algo e podemos fazer pequenas intervenções” garantiu Jaqueline. O coordenador do projeto, Clebson Ribeiro apelou para o espírito de equipe pedindo que os esforços se juntem e a cidade possa ter, neste momento, o que é possível. “Não é o que desejamos, mas esse trabalho já aponta para algo que pode ser muito bom”, comentou. “Dentro do orçamento possível e no devido tempo vamos melhorar o visual da praça”, garantiu a prefeita.

Entre outras intervenções, a região deverá sentir mudanças com trabalhos de iluminação, limpeza de calçadas e espaços coletivos. Para o Natal, Jaqueline Coutinho garantiu que os sorocabanos e visitantes poderão admirar um espaço melhor, mais bonito e mais acolhedor para todos.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias