Tags

A Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) promoveu, na tarde desta sexta-feira (10), um bate-papo com adolescentes atendidos pela Pastoral do Menor e moradores do Parque das Laranjeiras, Parque São Bento e do bairro Ana Paula Eleutério.

De uma forma descontraída, eles conversaram sobre cidadania, direitos, deveres e como podem atuar junto ao Poder Público na busca por melhorias nas comunidades onde vivem. A ação faz parte do projeto ABC – Atenção Básica em Cidadania, integrante do programa Selo Social 2019.

Coordenado na cidade pela Secid, o Selo Social é uma iniciativa do Instituto Abaçaí que tem por objetivo mobilizar organizações do Poder Público, entidades civis, empresas e entidades não governamentais para viabilizar projetos sociais em diferentes municípios brasileiros. Desenvolvido em Sorocaba desde 2015, o ciclo 2019 do programa envolve 70 instituições públicas e privadas, responsáveis pela organização de projetos sociais nas áreas de meio ambiente, educação, inclusão, saúde, cultura, economia e urbanização.

O chefe da divisão de Apoio à Participação Popular da Secid, Erik Esbegue, apresentou aos jovens informações sobre o conceito de cidadania; direitos e deveres; o sistema político brasileiro; a atuação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nos níveis Federal, Estadual e Municipal; as estruturas da Prefeitura e da Câmara Municipal de Sorocaba; os programas e projetos desenvolvidos pela Secid; e orientações de possibilidades de diálogo com o Poder Público, por meio de ofício, audiências públicas, conselhos municipais, telefone, site, e-mail, whatsapp e redes sociais.

O projeto ABC – Atenção Básica em Cidadania beneficia adolescentes assistidos nos bairros Ana Paula Eleutério, Laranjeiras e São Bento, de forma a conscientizá-los sobre a cidadania e torná-los agentes na busca por direitos e melhorias às comunidades onde vivem. São responsáveis pela iniciativa o Senac Sorocaba; Self Mídia Digital Indoor; Associação Comunidade de Amor (Asca); Associação Flanar – Arte e Meio Ambiente; Serviços de Obras Sociais (SOS); Junto Assessoria D’Impacto; Delta Contabilidade; Fisio Estetic; e Projeto Super Palhaços.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias