Tags

Em sessão solene na tarde desta quinta-feira, 3, a partir das 14h, será realizada a cerimônia de encerramento da primeira edição do programa Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Sorocaba.

A solenidade será no plenário da Casa de Leis, aberta ao público, e contará com a presença de vereadores, professores e familiares.

Instituído pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sorocaba, o programa Parlamento Jovem integra as iniciativas de educação para a cidadania, com o objetivo de despertar nos alunos a consciência sobre os problemas de seus próprios bairros e ressaltar o papel dos vereadores e do Poder Legislativo na busca de soluções.

Nesta sua primeira edição, o programa foi desenvolvido no âmbito do projeto “Ética, Solidariedade e Cidadania”, da rede municipal de ensino, e teve a participação de alunos das escolas municipais Achilles de Almeida, Professor Flávio de Souza Nogueira, Getúlio Vargas, Leonor Pinto Thomaz e Matheus Maylasky.

Foram eleitos 20 vereadores mirins e seus respectivos suplentes, que comandaram três sessões ordinárias na Câmara Municipal, discutindo e votando projetos de lei, requerimentos e moções de suas próprias autorias. Os temas levantados livremente pelos jovens parlamentares abrangeram majoritariamente a área da educação, passando por questões como saúde, acessibilidade, limpeza urbana, incentivos fiscais, entre outros. No total, 19 projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba