Tags

,

Uma tarde esportiva com capoeira adaptada, vôlei sentado, atletismo e corrida com triciclo adaptado marcou a programação da Semana Municipal de Inclusão e Luta da Pessoa com Deficiência nesta sexta-feira (27), no Centro Esportivo “Jornalista Armando Baccelli”, na Vila Gabriel.

No sábado (28), haverá no mesmo local, das 10h às 12h, handebol para cadeirantes e, das 14h às 17h, brinquedos inclusivos para crianças. Para encerrar a programação, Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) preparou para este sábado e domingo (29) uma série de atrações de cultura e lazer.

A iniciativa de desenvolver uma programação de cultura, esporte e lazer na Semana da Pessoa com Deficiência se deu em razão do tema ainda ser visto por boa parte da população apenas relacionado mobilidade, trabalho e o acesso a serviços e benefícios, como explica a secretária Suélei Gonçalves. “A acessibilidade é um conceito muito mais amplo do que questões ligadas somente à deficiência motora. Vamos então aproveitar essa oportunidade para mostrar que a cultura, o lazer e o esporte também são fundamentais no processo de desenvolvimento pessoal, integração social e exercício da cidadania para os demais tipos de deficiência também”, ressalta.

A programação esportiva conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes) e as atividades contaram com a presença do secretário Simei Lamarca; e de atletas sorocabanos de modalidades paradesportivas. Dentre eles, o halterofilista Christian Porteiro, medalha de bronze nos Jogos Parapanamericanos 2019, disputados em Lima, no Peru. Entre as entidades, compareceram representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPcD); Central de Interpretação de Libras (CIL); Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac); Projeto Empresto Minhas Pernas; Associação Educacional Pró-Ex; e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Cultura e lazer

O Clube do Idoso, no bairro Pinheiros, será palco neste sábado do “Direito à Cultura”. Das 15h às 17h, a programação traz apresentações de coral, da Associação Pais Amigos Deficientes Auditivos de Sorocaba (Apadas); de dança, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); e da banda Supervisão, da escola de música BR Music School; canto e fanfarra, da Associação Educacional Pró-Ex; e exposição de telas inclusivas, pintadas por frequentadores da Pró-Ex e das oficinas desenvolvidas pela Secretaria da Igualdade e Assistência Social (Sias), no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPcD).

Uma tarde de lazer encerra a programação no domingo (29), das 14h às 17h, no Parque “Amedeo Franciulli”, localizado no Parque Vitória Régia. Crianças, adolescentes e suas famílias poderão participar de uma série de atividades desenvolvidas pelos projetos Lazer, Inclusão e Acessibilidade (LIA), que promove ações inclusivas e momentos de lazer para as crianças com deficiência e atua também para o fortalecimento dos cuidadores; Costurando Memórias, cujo objetivo é valorizar o brincar e reconectar as pessoas de todas as idades em atividades lúdicas que valorizam as relações e o viver bem em família; Ampara.In, projeto social de amparo e apoio às famílias de pessoas com deficiência; e a Cia. Abayomy’n de Danças Afros Brasileiras, projeto social que realiza um trabalho de autoconhecimento, saúde, convivência, valores e respeito para crianças, jovens e adultos.

Tecnologia, direitos e benefícios

Um software que transforma comandos por escrito e digitalizados em áudio; uma impressora que imprime textos em linguagem braile; o uso de impressoras 3D usadas na produção de próteses, órteses e a reprodução em alto-relevo de obras de arte, patrimônios históricos e recursos didáticos para aulas de química e geografia. Estes foram alguns dos recursos apresentados na Mostra Tecnologia Assistiva, que aconteceu na Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten) na última quinta-feira (26).

A exposição apresentou sistemas informatizados e equipamentos criados para oferecer mais independência às pessoas com deficiência no dia a dia, com as presenças da Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac); Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) – Campus Sorocaba; Flex – Instituto de Tecnologia Assistiva, Parque Tecnológico de Sorocaba; Central de Interpretação de Libras (CIL); e Instituto Magnus.

Também na Uniten, a palestra “Roda dos Direitos” prestará esclarecimentos sobre direitos e serviços públicos nas áreas da saúde, educação, assistência social e transportes, apresentados pelas regionais de Sorocaba da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Já manhã desta sexta-feira (27), Educação Previdenciária foi o tema apresentado pela superintendência da Previdência Social em Sorocaba, com o esclarecimento de dúvidas sobre os Benefícios de Prestação Continuada (BPC) e outros serviços relacionados às pessoas com deficiência.

Serviço

Esporte Adaptado

Centro Esportivo “Jornalista Armando Baccelli” (Rua Joaquim Ferreira Barbosa, 420, Vila Gabriel)

Sábado (dia 28)

Das 10h às 12h – Vivência em handebol de cadeira de roda

Das 14h às 17h – Brinquedos adaptados

Direito à Cultura

Sábado (dia 28)

Clube do Idoso (Rua Padre Lara de Moraes, s/n.º Pinheiros)

Das 15h às 17h: corais da Apadas e da Pró-Ex; dança da Apae; banda Supervisão, da BR Music School; fanfarra da Pró-Ex; exposição de telas inclusivas da Pró-Ex e do CCPcD.

Direito ao Lazer

Domingo (dia 29)

Das 14h às 17h: Parque “Amedeo Franciulli” (Rua José Martinez Peres, s/n.º Parque Vitória Régia)

Programação de lazer para todas as idades: Projeto LIA – Lazer Inclusão e Acessibilidade; Costurando Memórias; Ampara.In; e Cia. Abayomy’n de Danças Afros Brasileiras.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias