Tags

A manhã desta terça-feira (24) foi dia de 18 idosos do Clube Ecológico “Roda Viva” conhecerem gratuitamente a exposição “Tecnossauros” numa visita monitorada no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), localizado no Centro da cidade.

Realizada pelas secretarias do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e Cultura (Secult), a atividade integrou a programação da Semana Cidade Super Limpa 2019.

O objetivo foi de apresentar ao grupo objetos tecnológicos que hoje são considerados obsoletos e se tornaram peças de museu, como um aparelho de telefone da década de 80, rádio portátil (1970), máquina de escrever (1960), fitas K7 (1980), entre outros. “Conversamos sobre a evolução da tecnologia e o quanto geramos de lixo ao descartar muito rapidamente esses equipamentos, além de falar sobre qual o destino correto para esse material”, contou a educadora da Sema, Cristiane Crispim, responsável pela atividade do clube ecológico. Também foi tratado sobre o descarte correto de pilhas e baterias.

A Semana Cidade Super Limpa, instituída pela lei municipal nº 8.768, de 10 de junho de 2009, visa melhorar as condições de vida dos munícipes, bem como conscientizar os sorocabanos sobre a sua responsabilidade de manter a cidade limpa. A data também faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15/07/2009.

Além de conhecer a exposição Tecnossauros”, o grupo também teve a oportunidade de conferir o acervo do MEFS e ainda visitar a Pinacoteca Municipal que está com a mostra coletiva “1MULHERporM²”em cartaz. “Foi uma manhã muito agradável. Além do encantamento do olhar ao reconhecerem objetos que fizeram parte da vida deles, eles reviveram a Estrada de Ferro Sorocabana, onde muitos trabalharam ou tiveram parentes que atuaram lá. Foi muito válido. Eles gostaram bastante”, conta Cristiane. Ao final, como em toda última terça-feira do mês, eles comemoraram os aniversariantes de setembro.

Administrado pela Secretaria da Cultura, o MEFS está localizado na rua Álvaro Soares, 533, no Jardim Maylasky, em frente à antiga Estação Ferroviária. A unidade funciona normalmente de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h. Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231.1026.

Sobre o ‘Roda Viva’

Promovido pela Sema, o “Roda Viva” oferece um lazer educativo em contato com a natureza para a terceira idade, estimulando o cuidado com o meio ambiente e a melhora na qualidade de vida dos participantes. Os encontros gratuitos acontecem semanalmente no Parque da Biquinha, às terças-feiras, sempre das 9h às 11h30.

O clube ecológico tem como objetivo proporcionar encontros entre amigos do parque, envolvendo-os em atividades educativas e divertidas, adequadas para o público-alvo, proporcionando contato com a natureza. Em cada semana, a equipe de Educação Ambiental da Sema prepara atividades variadas, como oficinas de arte e artesanatos, cultivo de canteiros e hortas, observação de aves, jogos cooperativos, atividades lúdicas, música, danças circular, entre outras.

O Parque da Biquinha está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3224.1997.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias