Tags

,

O Dia Mundial da Inclusão e de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, será, pela primeira vez, comemorado em Sorocaba. A data foi instituída no ano passado pela Lei 11.848.

Na Prefeitura de Sorocaba são muitos os exemplos de servidores com algum tipo de deficiência que desempenham suas funções em variadas áreas da administração pública. Levantamento realizado pela Secretaria de Recursos Humanos (Serh) aponta que são 84 servidores públicos com deficiência nos quadros da Prefeitura de Sorocaba.

Alguns ingressaram na Prefeitura por concurso público que, a partir de 1993, passou a prever em Lei Municipal cota específica para o preenchimento das vagas oferecidas.

Eles atuam, entre outras funções, como auxiliares de educação, auditores-fiscais, agentes de combate às endemias e técnicos de enfermagem prestando serviços diariamente à população. O secretário de Recursos Humanos da Prefeitura, Osmar Thibes, explica que “quando um candidato com deficiência é aprovado no concurso público, a Serh, em conjunto com a Saúde Ocupacional, realiza a verificação do ambiente de trabalho e adota as providências para que o novo servidor tenha um local adaptado e acessível, de acordo com as suas necessidades.”

Há dez anos nos quadros de servidores da Prefeitura, Jesiel Pontes de Oliveira é técnico de controle administrativo da Secretaria da Saúde (SES), sendo responsável por processos que envolvem a pasta, como a distribuição de fraldas e alimentos. “O estereótipo sobre a pessoa com a deficiência, de maneira geral, é que a pessoa não tem muita qualificação, o que é uma mentira. Eu não posso andar, mas eu uso uma cadeira de rodas que possibilita que eu consiga circular por todos os lugares”, afirma o servidor. Desde 2012, Oliveira faz parte do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPCD), espaço que considera uma oportunidade para contribuir com a causa PcD.

O jovem servidor Guilherme Batista Nunes Sampaio, ainda cumpre seu estágio probatório. É auxiliar de administração há dois anos pelo Procon Sorocaba. Ele faz atendimento ao público todas às segundas-feiras na Casa do Cidadão do Paço Municipal. Nos outros dias da semana, trabalha no Palácio do Consumidor, sede do Procon de Sorocaba, localizado no Campolim. Graduado em administração e cursando pós-graduação em gestão pública, se mostra satisfeito e motivado com a experiência que está tendo no órgão municipal, que é também o seu primeiro emprego. “Foi e está sendo legal a oportunidade que estou tendo de crescer tanto como ser humano quanto profissional”, ressalta.

Outro servidor municipal se orgulha da implantação da Biblioteca Braille de Sorocaba, localizada na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. Loniel Leal das Neves Junior é servidor e deficiente visual e foi o fundador do espaço, em 1985, por meio de um projeto de acessibilidade de São Paulo. Atualmente vinculado à Secretaria da Cultura (Secult), Loniel ministra cursos de braille, especialmente aos professores da rede municipal de ensino, além de realizar atendimento ao público. “Daqui dois anos vou me aposentar, então acredito que valeu a pena a experiência de 35 anos como servidor público”, afirma.

Programação especial

Uma caminhada de conscientização pelas ruas do Centro, “Multa Moral”, orientações sobre serviços públicos, ações de esporte, cultura e lazer estão entre as atividades previstas para a Semana Municipal da Inclusão e de Luta da Pessoa com Deficiência, programada para acontecer entre os dias 23 e 29 de setembro.

Realizada pela Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid), com apoio da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPcD), a Caminhada da Inclusão abre, oficialmente, a Semana Municipal, na segunda-feira (23), às 9h, na Praça Frei Baraúna.

A programação completa está disponível por escrito e em áudio no link http://cidadania.sorocaba.sp.gov.br/palaciodacidadania/eventos/atencao-a-pessoa-com-deficiencia/.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias