Tags

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, assinou na manhã desta quinta-feira (19) dois termos de permissão de uso de imóveis públicos, um para a Associação Criança Feliz de Sorocaba e o outro para a Associação do Socorro Imediato à Pessoa com Câncer (Asipeca).

Com a cessão dos imóveis, ambas entidades poderão ampliar suas atividades voltadas às crianças e adultos carentes da cidade.

A Associação Criança Feliz de Sorocaba está em atividade desde 2009, e realiza um trabalho de multidisciplinaridade. A partir de 2014 passou a oferecer também capacitação, através de cursos de aprimoramento profissional e de orientação a pais e demais interessados pelo assunto. Reconhecida como Utilidade Pública Municipal, funciona em um imóvel próprio na rua Paes de Linhares. Ali atende gratuitamente 120 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 18 anos, matriculados na rede pública de ensino e que possuem algum tipo de Transtorno de Aprendizagem. O tratamento consiste em intervenção lúdica, integração com atendimento Social e Psicológico, estimulações psicomotoras, arte terapia, orientação constante aos pais e oficinas temáticas coletivas. O intuito é dar oportunidades a esses jovens de se envolver em atividades complementares em horários opostos aos escolares, desenvolvendo habilidades e competências dando a eles condições de ser protagonistas de seu próprio desenvolvimento e crescimento.

Porém, segundo explica a coordenadora de projetos da entidade, Rosana Cazarin, há uma demanda reprimida de 118 crianças e jovens que aguardam por uma vaga. “Essa área nos permitirá ampliar nosso atendimento e implementar nossas atividades, como oficina de culinária, música e movimento, brinquedo de sucata, contação de histórias, além das oficinas voltadas aos pais dos nossos assistidos. Temos muito a agradecer à municipalidade por essa ajuda que estamos recebendo”, ressalta.

Outra entidade beneficiada é a Associação do Socorro Imediato à Pessoa com Câncer (Asipeca) que, fundada em março de 2007, tem o objetivo de ajudar pacientes com câncer. Atualmente a Asipeca, que funciona no Parque das Laranjeiras, assiste 300 pessoas, por meio de atendimentos com nutricionista, psicóloga, assistente social, reiki, reflexologia, acupuntura, fisioterapia, dentista e orientação médica. A entidade também faz a doação de alimento, suplemento alimentar, verduras, fraldas e medicamentos. “Com a cessão do prédio onde funcionava o Sabe Tudo do bairro Laranjeiras nós implantaremos a farmácia comunitária, a fábrica de fraldas e administração. No imóvel onde funcionamos atualmente ficará concentrado o setor de atendimento”, explica o presidente da entidade, José Carlos Castelo.

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, destacou a importância da parceria entre o poder público e o terceiro setor. “Temos, cada vez mais, que estimular e dar condições para que o terceiro setor possa ampliar suas ações em prol da população, sobretudo daqueles que mais necessitam”, disse.

O ato de assinatura dos termos de permissão de uso contou com a presença do secretário de Gabinete Central, Márcio Dias, além do chefe do Gabinete do Poder Executivo, José Marcos Gomes Júnior e do vereador Renan dos Santos.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias