Tags

Com a Semana Municipal da Inclusão e de Luta da Pessoa com Deficiência, a Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) pretende conscientizar, em diferentes aspectos, sobre as dificuldades vivenciadas diariamente por cerca de 30% população sorocabana, conforme o Censo 2010 do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

As ações programadas entre os dias 23 e 29, incluem duas exposições fotográficas e uma de artes plásticas, em parceria com a Secretaria de Cultura, nas quais as produções destacam a arte como forma de expressão e socialização das pessoas com diferentes tipos de deficiências.

Na Biblioteca Municipal, os frequentadores poderão conferir a mostra “Telas Inclusivas”, que trazem produções dos participantes das oficinas de pintura desenvolvidas semanalmente no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPcD), na Vila Gabriel. Na segunda-feira (23), das 14h às 16h, a Biblioteca sedia também uma aula prática de pintura, aberta a todos os interessados.

A segunda-feira ainda marca a abertura de duas exposições fotográficas, às 15h, no espaço Smart Mall Brasil Facens, localizado no Pátio Cianê Shopping, onde permanecerão até o dia 29, das 10h às 22h. A exposição “Olhar Sensível” resulta de uma ação do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), com foco artístico e de inclusão de pessoas com deficiência visual, que vai além de uma experiência tátil e auditiva.

As fotografias resultam de um curso voltado a deficientes visuais, ministrado em 2017 pelo jornalista Teco Barbero e coordenado por Silvana Sarti. O projeto ganhou o prêmio Ibermuseus e contou com apoio da Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac).

Já o projeto SonShine (em português, “filho iluminado”), surgiu por iniciativa da fotógrafa Cinthia Gambaro em julho de 2017, com a proposta de mudar a opinião sobre a percepção de fragilidade criada em torno das pessoas com deficiência. As imagens destacam a força e brilho dos filhos com deficiência acompanhados por suas mães, pais e familiares.

Para conferir a programação completa da Semana Municipal da Inclusão e de Luta da Pessoa com Deficiência por escrito e em áudio, acesse o site cidadania.sorocaba.sp.gov.br.

Exposição “Telas Inclusivas”

Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” (Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, Alto da Boa Vista)

De 23 a 29 de setembro de 2019

Das 8h às 17h

Oficina de Pintura Inclusiva: dia 23, das 14h às 16h

Exposições “Olhar Sensível” e “SonShine”

Pátio Cianê Shopping – Espaço Smart Mall Brasil Facens (Avenida Afonso Vergueiro, 823, Centro)

De 23 a 29 de setembro de 2019

Das 10h às 22h

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios