Tags

Sorocaba ganhou mais de 200 árvores nesta sexta-feira (20), entre 9h e 10h. A ação foi realizada dentro da iniciativa “Hora Verde”, com plantio simultâneo em 10 espaços públicos da cidade.

A prefeita Jaqueline Coutinho, vereadores e secretários plantaram 31 exemplares arbóreos de espécies da Mata Atlântica e do Cerrado no jardim da Câmara Municipal, localizada no Alto da Boa Vista.

Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a “Hora Verde” fez parte da programação especial em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro). A atividade ocorreu também em outros 10 municípios da região (Tatuí, Iperó, Porto Feliz, Itu, Ibiúna, Mairinque, Cerquilho, Boituva, Piedade e Salto de Pirapora), por meio da Cooperação Técnica firmada entre Sorocaba e outras 13 cidades para tratar da agenda ambiental.

“Muito se fala em preservação, temos inclusive vários instrumentos legais, mas de nada adianta se não agirmos no sentido de preservar o meio ambiente. Esse é um ato simbólico em homenagem ao Dia da Árvore e à chegada da Primavera para conscientizar a população da importância da arborização da cidade”, destacou a prefeita. O espaço do legislativo ganhou exemplares de ipê-amarelo, ingá-do-brejo, ipê-branco, tamboril, jequitibá, guarantã, capororoca-branca, entre outras.

Inspirada pela “Hora do Planeta”, que incentiva os habitantes a apagarem as luzes durante uma hora, uma vez ao ano, alertando para as questões ambientais globais, a “Hora Verde” incentiva o plantio em vários locais da cidade durante esses 60 minutos para difundir a importância da arborização para a qualidade ambiental e da população.

“Esse é um momento especial, um ato simbólico para tratarmos da importância da arborização urbana, que desempenha papel fundamental não apenas para a biodiversidade, mas para a saúde pública e o bem-estar da população”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota. Entre os benefícios que uma árvore é capaz de promover estão a proteção das águas, cobertura vegetal, controle de erosão, conforto térmico e de insolação, promoção da saúde, paisagismo, melhoria de espaço público e abrigo da biodiversidade.

Em Sorocaba o plantio simultâneo ocorreu também no Parque da Biodiversidade, Parque Natural “Chico Mendes”, Parque da Biquinha, Parque Natural do Ouro Fino, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, Parque Yves Ota, área pública da rua Flor do Carvalho, ao lado da E.M. “Oswaldo de Oliveira”, no Éden, e CEI-03 “Zizi de Almeida”, no Largo do Divino.

Participaram do plantio na Câmara Municipal, o presidente do legislativo Fernando Dini e os vereadores Renan Santos, José Francisco Martinez e Wanderley Diogo de Melo, além dos secretários Marcelo Regalado (Fazenda), Marcel Stefano (Comunicação e Eventos), Wilson Unterkircher Filho (Saneamento/Conservação, Serviços Públicos e Obras), Suélei Gonçalves (Cidadania e Participação Popular) e Jorge Ubirajara Vieira (Abastecimento, Agricultura e Nutrição).

Também estiverem presentes no ato simbólico os secretários Sergio David Rosumek Barreto (Habitação e Regularização Fundiária), Roberta Glislaine Aparecida da Penha Severino Guimarães Pereira (Assuntos Jurídicos e Patrimoniais), Fabio de Castro Martins (Planejamento e Projetos), Osmar Thibes (Recursos Humanos), Flavio Chaves (Relações Institucionais e Metropolitanas), Marcos Mariano (Segurança e Defesa Civil), além do chefe de Gabinete do Poder Executivo, José Marcos Gomes Júnior, e Maurício Campanati (presidente da Investe Sorocaba).

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios